Precisamos falar do sexismo no cinema



Olar minna! Há quanto tempo né? \(*T▽T*)/

O blog andou mega parado por vários motivos e, na verdade, esse post era pra ter saído na segunda, mas a falta de coragem (eu admito) me impediram de falar sobre isso e me faltou motivação. Acredito que essa é a primeira vez que o OTT sai um pouco do mundo otakinho e entra no mundo geek das super heroínas e acho justo falar sobre isso quando o filme da Capitã Marvel se aproxima.

Resultado de imagem para happy gif anime
é pra glorificar de pé, manas
O que nos leva ao título da postagem. Recentemente eu estava vendo um post sobre as cenas onde todos os super heróis divos da Marvel exibem seus peitorais ondulantes e, relembrando as cenas do filme, percebi que não existe nenhuma garota aparecendo do mesmo jeito. 

A questão é que os filmes da Marvel são voltados para a família (o que nos leva a todo o porque da não violência e tons de comédia em seus filmes), mas mais do que isso, mulheres seminuas são mais sexualizadas do que o close no abdômen de um homem e tudo bem porque somos programadas a não erotizar o corpo masculino. A Marvel pode até escalar mulheres bonitas, mas não usam a beleza delas em cena e também não desenvolve boas tramas para elas (maior exemplo: Viúva Negra). E outra, homem seminu consegue transmitir músculos, força, e é sinônimo de poder, enquanto que mulher seminua seria puramente pra propósitos sexuais.

Tudo isso mostra que com apenas uma leve diferença na percepção faz com que um mesmo comportamento seja aceitável ou não dependendo de quem faz. E a isso damos o nome de Sexismo - que é a atitude de discriminação baseada no sexo. Existe outro termo que também pode ser aplicado ao caso que é o "double santardad" que trata-se de um mesmo caso, mas enxergada de maneira diferente, vide homens e mulheres tirando a camisa, mas enquanto eles são julgados positivamente, elas são julgadas negativamente.

Imagem relacionada

Mesmo quando eles colocam homens semi nus há um motivo implícito que é o de atrair garotas e, mesmo assim, é voltado para o público masculino. Como aquela propaganda do desodorante. O cara ficando com as mulheres no final por ter o produto. Não basta ser o gostosão, tem que ser o gostosão para atrair as mulheres. Aí entra a menina maravilhada com os músculos do protagonista confirmando o discurso acima: Caramba, ele é mesmo incrível! Ele atrai as mulheres!

E, apesar de parecer muito simples e pequeno, é apenas uma pontinha dessa cultura enorme que trata a mulher como objeto sexual e reforça a natureza do incontrolável desejo masculino. Porque, no fim, basta uma saia curta para um estupro ser completamente justificável.

Então é isso galere. O post acabou saindo bem pequeno, mas acho que deu pra transmitir a mensagem. Espero que tenham gostado e me digam o que acharam nos comentários <3.

Daniele Costa

Sou uma viciada em livros e não me envergonho disso e o primeiro livro que comprei (e sim) foi Crepúsculo. Tenho 21 e seis gatos com nomes exóticos, amo livros, filmes, séries, animes, gatos, já falei livros? Enfim! Adoro romances, quase todos os meu livros são romances, e se você ainda estiver se perguntando, sim! Ainda sonho em encontrar meu sapo encantado, quer dizer, príncipe. Mas quem não sonha?

Um comentário:

  1. oi kyou! adorei seu post, achei legal vc falar sobre isso e de forma objetiva e bem explicada! enfim achei maravigold :3

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥