Valeu a pena? Honey & Clover

Ooooi gente! Raramente faço análise de anime aqui, porque sinceramente eu não gosto muito da forma como eu analiso e sempre acho que fica meio clichê demais. Mas sei lá, vou tentar, né? Vai que alguém curte e segue a dica. :D

Pensando no nosso aclamadíssimo quadro "Vale a pena?", eu pensei e matutei com a Harurun: precisamos fazer um quadro para falar de animes antigos, e não só os da temporada! Afinal de contas, alguns animes das antigas são tão bons que merecem mil vezes indicações, fora o fato de grande parte serem completamente desconhecidas e esquecidas. O anime pra estrear o "Valeu a pena?" (nome tosco, né? kkkkk) vai ser o Honey & Clover!

H&C é um anime/mangá josei que foi publicado entre 2000 e 2006, ganhou duas temporadas de anime, um live action e série de TV. O mangá chegou a ser publicado aqui no Brasil pela Panini, às vezes me bate até uma vontade de comprar algum volume, só pra tê-lo.



É um anime leve, sem pretensão e maravilhoso que retrata o dia a dia de um grupo de 5 amigos estudantes de arte, que sofrem assim como nós sofremos na faculdade (juro que cabia uma piada aqui, mas não deu...).
O interessante do anime é justamente retratar toda essa fase difícil da vida, a decisão do que fazer quando acabar a faculdade, da pressão que nos é imposta tão cedo sobre uma decisão voltada ao que você vai fazer/trabalhar pelo resto da vida, e todos esses assuntos sem deixar o anime com um ar pesado. Muito pelo contrário. como eu disse antes, é leve, divertido, engraçado e um pouco melancólico até.

Personagens 


Eu quero falar um pouco sobre cada personagem, pois cada um tem a sua própria particularidade, além de fugirem de um certo clichê que estamos acostumados ao vermos animes. Me pergunto se isso tem a ver com o fato da história ser mais antiga e não pegar tanto o padrão que estamos acostumado... bem, vamos lá.

Ayumi Yamada

Antes de falar da menina Ayumi, eu queria dizer o quanto me identifiquei com ela em alguns pontos (e infelizmente não foi em ser talentosa no que faz). Ayumi é o tipo de garota que chama atenção pela beleza e talento, e por ser uma boa amiga de Hagu. É mestre em esculturas de cerâmica, o que chama atenção em toda a escola de artes. Ela também tem um shitcrush (que é basicamente gostar muito de alguém sem ter reciprocidade, e sim, foi eu quem inventei isso) em um dos meninos que obviamente eu vou deixar por conta de vocês para descobrirem, o que é um relacionamento trabalhado de forma muito profunda, mas que tem uma linha tênue entre creepy, o que me preocupou em alguns momentos, mas que no final, "deu certo". No mais, eu gostei muito do desenvolvimento dela e pela minha identificação com a personagem, senti um pouco a sua angústia.

Juro que eu ficava levemente hipnotizada com a beleza dela.
Takumi Mayama

Mayama estuda arquitetura, é um rapaz sério e esforçado, podendo ser visto como o mais maduro do grupo, já que ele mora com o Morita e o Takemoto e o contraste entre eles é enorme!
Ele está sempre disposto a ajudar e acaba tendo muitas responsabilidades além do trabalho. Mayama é o mais perto de termos como "adulto" dentre os 5, e há outros aspectos que eu preciso que vocês assistam pra virem debater comigo porque seria um mega spoiler se eu contasse aqui asjdalhs :(


Shinobu Morita

Morita é o meu personagem favorito de HC. Também mora com o Takemoto e o Mayama, mas é incapaz de se formar porque não consegue acordar a tempo de ir para as aulas. Ele é estranhamente misterioso, e o seu trabalho ainda mais, que faz com que ele suma por vários dias e depois só apareça cheio de dinheiro, e por isso ele acaba sendo um aluno ausente.
Ele é um personagem completamente aleatório e sem noção, não vai às aulas, às vezes desrespeita os mais velhos, mas dá pra observar uns traços de juízo nele, sem contar que ele é extremamente talentoso, o que frustra muito os professores. Ele também se importa com os amigos e mostra um carinho especial pela Hagu, mas às vezes ele parece meio sádico com a coitada.

Na foto ele parece pleno, mas não se enganem, ele é louco.


Hagumi Hanamoto

Hagu foi a personagem que mais demorei a compreender em HC. Acho que ela é unicamente profunda e especial, e para mim ela é como a essência do anime. Apesar da aparência exageradamente infantil, ela é quase da mesma idade que os outros personagens e também já está na faculdade, se destacando como uma menina prodígio, tamanho talento e perfeição em suas obras, que chama atenção de profissionais que querem expor suas artes. Hagu é uma menina do interior e muito tímida, então ela demora um pouco a se socializar com os outros membros, mas logo ela vira amiga de todas, especialmente da Yamada.


Yuuta Takemoto

Eu me identifiquei com o Takemoto porque logo no primeiro episódio ele põe maionese no croquete, e é minha cara fazer essas coisas. Ele mora junto com Morita e Mayama, e estuda arquitetura. No começo foi um pouco difícil gostar dele porque eu não conseguia entender os objetivos dele com relação aos amigos, não entendi as suas reflexões e as suas angústias. De fato, foi um treino de empatia comigo mesma! E foi muito satisfatório, pois só quando o Takemoto resolve viajar tendo novas experiências que consigo entender melhor sua perspectiva, que de fato, é muito interessante e bem mostrada no anime.




JournalGraphic-Shamrock Bullet by Momma--G Assuntos pertinentes


Honey & Clover não é só um anime bonitinho com amigos que compartilham o gosto pela arte e blá. Ok, ele é isso também, mas ele aborda reflexões importante na vida de pessoas que estão começando a fase adulta, como é o nosso caso. Perguntas como "para onde devo ir?", "Será que estou no caminho certo?" e o medo frequente de não encontrar essas respostas, ou até de encontrá-las. Vemos auto-descoberta, o amor surgindo e queimando, a dor da partida, e pra mim, o mais importante, o fato de cada personagem encontrar coragem para viver os seus dias, buscando algo que nem eles mesmos tem certeza do que é, mas que estão ali diariamente tentando. Será que me formarei? Será que terei emprego? Até onde eu posso ir sem voltar?




Esse anime definitivamente me marcou muito, mas não na época em que o assisti, mas agora. Contando um pouco da minha vida pessoal, eu passei alguns anos na faculdade cursando fisioterapia, quando tudo que eu mais queria era trabalhar com Artes. Então todo esse processo de reflexão, de sofrimento, de redescoberta e muita, mas muita coragem, entre tropeços e lágrimas foi importante para que eu pudesse definir minhas prioridades e perceber muitas coisas na vida: se eu estava infeliz, então eu tinha a possibilidade de mudar. E fazer isso requer uma força que nem eu sabia que tinha. Então eu entendo cada pedacinho desse anime e o aprecio demais.


Clover by ListeningMusic

Eu poderia ficar muito tempo falando sobre esse anime, que é tão especial para mim. Mas quero que assistam e tirem suas conclusões, experienciem essa maravilha dessa obra e me contem como se sentiram, como foi, etc! Recomendo também a leitura do post do Anime21. E é isso!
Fico por aqui, será que vocês vão reagir bem a esse quadro de animes mais antigos? Espero que sim, porque eu não costume ver esses animes novos. falta tempo orz
Beijos!

Rayane Araújo

4 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAH ESSE ANIME É UMA OBRA DE ARTE <3 Socorro to com muita vontade de ver de novo <3 e nossa SIM EU ERA APAIXONADA PELA AYUMI <3 Ela era linda demais, ficava mt frustrada quando as coisas davam erradas pra ela ;w; amei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, ESSE ANIME É UMA OBRAAA!! em breve pretendo reassistir, porque o que me mantém de pé é a nostalgia -nnn xD

      Excluir
  2. "É incapaz de se formar porque não consegue acordar a tempo de ir para as aulas." Talvez eu tenha me visto um pouco nessa frase AHAUHAUSAH brincadeiras a parte, com certeza vou assistir porque se só lendo essa recomendação meu coração já bateu mais forte imagina quando for olhar :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POOOOOOOR FAVOR ASSISTA! enquanto eu estiver viva pregarei a palavra de Honey and Clover!!!!! haushaushua sério, se esse post te causou algo, o anime vai te causar ainda mais esse algo ;)

      Excluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥