[+18] Cute Demon Crashers!: Um eroge sobre consentimento.


Olar~ ♡✧( ु•⌄• )
Esse é meu primeiro post do ano. yaaaay caraio °˖✧◝(⚈▽⚈)◜✧˖°
O que acontece é que eu tirei um tempinho de férias logo após a correria das provas e entregas de trabalho (que aconteceu logo depois do post do Udon no Kuni) e cá estou! Estou preparando conteúdo novo pro blog e o revival de alguns rascunhos abandonados wiopeiopwaiosdp~
Além disso eu planejo falar um pouco mais dos games da itch.io que eu costumo jogar. A começar por esse visual novel eroge.

Cute Demon Crashers! é uma visual novel criada pela Sugar Script para o NaNoRenO em 2015, o evento em si se tratava de uma game jam com a duração de um mês, visando incentivar e celebrar a produção de visual novel. Na época que foi lançado para o game jam, o jogo contava apenas com dois personagens para interagir, o Akki e a Mirari. Como o público reagiu positivamente a essa primeira versão, novos personagens foram adicionados.


O jogo conta a história de uma estudante que encontra um lugar seguro e divertido de explorar sua sexualidade com um parceiro da sua escolha, se assim ela quiser. Basicamente, um dia nas férias, ela tá sozinha em casa curtindo aquele dj quando o celular dela vibra e ela começa a ler as mensagens das amigas contando sobre as mágicas férias elas estão tendo. QUEM NUNCA NÉ NOM
Daí ela começa a pensar e chega na conclusão de que seria muito bom ter alguém com quem dar uns beijo. Eu já achei ótimo por que a personagem principal fala sozinha por que novamente né QUEM NUNCA
Aí assim que ela comenta como ela queria um crushizinho pra chamar de seu, uma pessoa diz que "pode ajudar com isso".


Se fosse eu, já tava toda cagada por que eu moro numa quebrada e se aparece alguém dentro do meu quarto eu já ia tar enfiada dentro da geladeira horizontal tentando me esconder ¯\_(ツ)_/¯
Mas tá né, aí enquanto a Claire (que é o nome default da personagem principal) tá em choque, outras pessoas aparecem. Se eu não tivesse lido o plot desse jogo eu já ia tar com medo de rolar uma convenção 666 com direito a disco da xuxa sendo tocado ao contrário etc
Enfim, ela manda eles saírem do quarto e eu só queria dizer que eles tem a melhor reação em relação a isso:


Depois dessa cena curtinha você tem sua primeira escolha do jogo. Fica a escolha de vocês jogar e descobrir o resto da história ou não. Lembrando que o novel em si é bem curto, o gameplay dura cerca de uma hora. São 3 dias no total onde você pode passar o tempo com um dos demônios que estão na sua casa. E como já é tradição, vamo a análise da brand dos nossos pretendentes:

Não me pergunte como funcionam essas roupas. Eu não faço a mínima ideia.

A grande diferença desse visual novel pra qualquer outro é o foco dele em relações "sex positive". Eu não sei se existe um termo traduzido pra sex positive, então eu dei uma procurada e não consegui encontrar. Mas achei várias definições, então bora lá.

O que é sex positive?
Pode ser interpretado de várias maneiras, porém a mais comum tem haver com a relação positiva de uma pessoa com o sexo, de se sentir confortável com sua sexualidade e identidade sexual. Também ligado a estar aberto a entender o seu corpo e entender a importância do consentimento numa relação sexual.

E de que forma Cute Demon Crashers! apresenta essa mecânica? Durante as cenas de sexo, você tem um botão no canto superior direito que tem a função de parar.
- Mas então é um botão de pause????
Não migas, o botão faz com que o personagem do jogo entenda que você não quer mais que passa a novela Rubi, GLOBO SBT NÃO FAÇO MAIS A NOVELA RUBI. <3



Novamente, o que me chamou atenção nesse jogo específico é como ele trata o sexo de uma forma saudável e natural onde você tem a opção de explorar tudo que você quiser, ou nada. Os personagens não te coagem a nada (como acontece em alguns jogos) e se mostram bastante respeitosos em relação às suas decisões. É interessante também observar que o jogo nunca te pune por escolher parar uma cena de sexo ou simplesmente não fazê-lo. Os personagens se mostram bastante compreensivos da sua decisão. Daí as tags dadas pela própria Sugar Script: safe, vanilla. É o tipo de visual novel leve e heartwarming que dá vontade de jogar só por que sim. (Aqui tinha um gif com um GC chibi de cada personagem. Eu cheguei a conclusão que isso seria um spoiler, então caso você queira um sneak peek nas GCs de cada personagem, clique aqui!)

Cada um dos personagens tem sua própria personalidade, o que faz com que as cenas +18 sejam únicas. Eu escolhi fazer as rotas de uma vez, passando os 3 dias com um específico e depois reiniciando o jogo pra começar uma nova rota.
Pessoalmente gostei mais da rota e da cena do Kael, embora todos os personagens sejam muito legais, o Kael é o tipo responsável e gentil que é muito agradável de ter como companhia. O Orias me chamou atenção por dar a entender que ele curte uns lances de BDSM, mas vamo lembrar que esse é um jogo safe então a cena dele é bem tranquila. Tanto a cena da Mirari quanto do Akki são bem fofas e únicas, mas não foram muito memoráveis pra mim, porém valem a pena serem jogadas tanto quanto as outras.


Um detalhe do jogo é que ele possui uma dublagem parcial feita pelos fãs, o que dá um toque bem especial para a experiência de gameplay. Ao terminar uma rota específica, você desbloqueia as cenas para replay. Como existem várias opções do que você pode fazer, as CGs tem algumas variações, elas também ficam disponíveis pra você depois de terminar o jogo na área de extras. Inclusive isso me lembra que você pode habilitar a censura (não sei por quê alguém faria isso, mas choices né) do jogo por que algumas CGs tem genitálias expostas e tal. Se isso te incomoda, é só procurar nas opções.


Em outras palavras, Cute Demon Crashers! é o tipo de jogo que surpreende não por possuir um plot complexo e longo, mas pela qualidade das CGs, a qualidade dos (mesmo que curtos) diálogos e o foco na mecânica que dá à player o completo controle da situação. Ele apresenta um eroge sem fatores problemáticos que diz que é ok ser inexperiente e que você tem direito a um parceiro que respeite seus sentimentos. As cenas são realísticas (dentro do possível né migas vamo com calma), e focam na comunicação com o parceiro, que é algo importante e muitas vezes esquecido nesse gênero de jogo.

Enfim, é isso aí. Não se esqueçam de deixar um comentário caso joguem o jogo!
E não deixem de participar do nosso discord clicando aqui e nos seguir no Twitter e Facebook!
Muitos beijos,

Gleice F.

A.K.A うさぎQUEEN. 24 anos, estudante de Gestão Empresarial. Fã de mahou shoujo, rap e jogos indies.

16 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ♥
    Esse jogo é MUITO lindinho!

    A primeira rota que eu fiz foi a do Orias (cabelos compridos me dão tesão, desculpa sociedade), mas a mais bonitinha é a do Kael. Dá vontade de colocar o Kael em um potinho de tão fofo que é. ♥

    O único defeito desse jogo é ele ser "curtinho" (e provavelmente a rota da Mirari ser tão soft a ponto delas não fazerem nada muito... você sabe). Eu queria uma continuação dele. ;w; ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu vo ser obrigada a concordar com você. O jogo é bem curtinho e você chega no final e fica aaaaaaaaaaa. Eu acho que quanto a rota da Mirari e do Orias eu sinto que os devs queriam fazer o ponto de que você não precisa necessariamente de penetração pra fazer sexo??? Eu não sei dizer ao certo. Mas eu concordo com você, eu acho que seria legal a opção de ter algo a mais nessas cenas.

      Obrigada por comentar! <3

      Excluir
  2. Estou entre morta de rir da resenha e morta de vontade de jogar. Primeiro jogo do gênero que eu vejo resenha por aí e adorei. Exijo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAA obrigada e que bom que gostou! É difícil encontrar bons eroge pro público feminino que não sejam problemáticos e que sejam em inglês. D:
      Inclusive acho que esse foi o primeiro que eu joguei que se encaixaram em todas as categorias? Mas eu vou continuar procurando por que o itch.io tem jogos excelentes e quem sabe né? :D

      Obrigada por comentar! <3

      Excluir
  3. yeeeh~
    mais unzinho pra minha lista (o^▽^o) já to até vendo que vou acabar gostando mais do Akki (≖ ͜ʖ≖) haha *innocent boy*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAA yass, ele é um amor. cê vai adorar <3

      Excluir
  4. Agradeço pela indicação ❤ Me interessei muitíssimo no jogo, e já estou fazendo download (e recomendando para as migas também XD).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu favoritei ele na itch.io e pretendo deixar review assim que possível falando que quero continuação por que vai que os dev leem as reviews né. ; - ; <3
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Joguei esse jogo quando saiu a demo ou seja a primeira versão não fiz a rota feminina porque não me interessa, mas fiz a que tinha, e claro acompanhei o desenvolvimento mas quando o jogo saiu completo eu queria baixar e não consegui, minha internet tinha acabado o pacote, foi muito tenso. Ele é um dos melhores Otome games + 18 Ocidental, apesar que a rota do Orias deixou a desejar pois não teve a coisa em si. Mas minha favorita foi a do Kael, mas meu personagem favorito é o Orias ele é intelectual.
    O engraçado e como o jogo começa, o que ela esta fazendo quando as mensagens chegam, eu estou traduzindo esse jogo e colocar uma palavra que explique ali a ação e bem difícil.
    Otome Game br e +
    Quiz: Seu nivel otome gamer

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um jogo muito bonitinho, quero muito jogar! Obrigada por indicar.
    Vou deixar baixado e tirar um tempinho para jogar todas as rotas sksosksop gosto de jogar tudo de uma vez só para escolher minha preferida.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joga sim, o jogo é bem rapidinho. <3
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  7. Usaaaaagi, sua marabrilhosa! Ai que saudade de visitar o Otome Tea Time, senhorrr <3

    Claro que eu chego sempre atrasadinha, né, mas vamos lá falar dessa recomendação lindinha.

    Como otome gamer relativamente experiente na caça dos jogos traduzidos (porque com english a gente se vira, né não) já tinha visto várias vezes esse jogo e sempre fiquei meio receosa com relação a ele.
    Primeiro o fator das roupas já me incomodava bastante, porque ser 18+ tá okzinho, mas logo de cara ver pele demais me preocupa porque normalmente é sinal daqueles otoges que descaradamente objetificam todo mundo e ainda estampam aquelas relações problemáticas pra gente achar romântico e excitante.
    Então ter uma review sua me esclareceu muuuuito e também me deixou bem feliz de saber que existe um movimento de mudança desses padrões horrorosos dos otome games de reafirmar relações abusivas etc etc.

    Adorei o post e tô bem ansiosa pra que venham mais indicações como essa <3.

    Um super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "por que com english a gente se vira" eh nos miga mt coletividade na quebrada
      Então, eu achei o estilo do desenho muito bonito e fiquei interessada pelo personagem de pele negra. Não é comum em otoge ter personagem poc, só tem branco como pretendente aí me dá mor preguiça. E esse surpreendeu bastante. Eu tô procurando outros jogos com essa vibe, mas ainda não achei nada muito parecido.
      mas pode jogar sim que esse é um amor <3
      Obrigado por comentar! <3

      Excluir
  8. Gentee, onde consigo fazer o download ? Sou perdidona com isso, só jogo coisa da steam =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, desculpa a demora pra responder. É só ir na página do jogo e achar o botão de download. https://sugarscript.itch.io/cute-demon-crashers

      Excluir
  9. Assumo que: JÁ FIZ TODAS AS ROTA ESSE JOGO É MEU AMOR
    Ainda sim, a do Kael é minha favorita <3 Usacchi melhores recomendações ♡

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥