Cultura Japonesa: Como é o Natal no Japão?


Estamos há poucos dias do Natal! Esse nosso Natal brasileiro que tem uva passa, chocottone e muito CALOR! Mas vocês sabem de que forma essa data tão festiva é comemorada no Japão?

Como estou vivendo esse momento ao vivo [estou num intercâmbio no Japão desde março!] resolvi contar pra vocês um pouco mais sobre o Natal num país onde os cristianismo é a minoria religiosa! Vem comigo! /o/


Antes de mais nada, preciso dizer que o Natal no Japão é uma data "comercial", as empresas incentivaram a criação dessa "tradição" com o objetivo de arranjar mais uma desculpa para movimentar o comércio. Então eles não tem essa visão de que Natal é uma época de fraternidade, mais amor e muito menos todo o viés religioso da festa. Pra eles se trata de uma desculpa pra festejar e comer comida boa!

Esclarecido isso, vamos aos nossos itens:
1 - Clima
Todo mundo já deve saber, mas no geral as estações entre Brasil e Japão sempre são opostas, então se no momento tá todo mundo derretendo, o Japão está assim:
Imagens ao vivo da janela do meu quarto
ESTÁ TUDO CONGELADO. NÃO É BONITO. É SÓ MUITO FRIO E DOLOROSO. AAAAAAA!!!

Brincadeiras a parte. Bonito pode até ser, mas é bem inconveniente andar na neve derretida porque você corre sérios risco de escorregar, bater a cabeça e morrer! haha

Entretanto, esse mar branco e gelado de fato combina muito com o clima de natal!


2 - Comida
Para muitos a parte mais importante do Natal, e nesse ponto acho que os dois países estão de comum acordo: comer coisas gostosas e que são consideradas "especiais" por não comermos todos os dias. Nos dias de hoje acredito que dê pra dividir a ceia de natal japonesa em duas versões bem populares:

O famoso balde de frango! Favorito dos japoneses que adoram um fast food e não desejam gastar tanto assim. As vezes não entendo muito bem a fama que os japoneses levam de praticarem bons hábitos alimentares, porque no geral qualquer motivo pra eles é desculpa pra comer "besteiras"! xD

Comercial de Natal da KFC
A segunda opção parece ter sido emprestada da tradição de ano novo deles em comer bentos mais elaborados, porém com comidas um pouco mais ocidentalizadas. Na maior parte das vezes são chamados de "Osechi" e são um tanto caros!  

Panfleto padrão de um menu de natal japonês 
Por último temos o bolo! De preferência coberto de chantili! Decorados com a temática do Natal, quanto mais fofinhos, melhor! Conseguir um deles na véspera de Natal é praticamente impossível pois os japoneses prevenidos que são já reservaram os seus meses antes! 


3 - O grande dia!
É nesse ponto que a festa se divide. A verdade é que o Natal para os japoneses é visto como um "evento para os casais". A iluminação, o clima festivo evoca neles um certo clima de romance no ar. 

Então se estão namorando nessa época, é quase certeza que o casal vai tentar abrir um espaço na sua agenda - lembrando que dia 25/12 pra eles não é feriado - de forma que possam celebrar a véspera de Natal com um encontro romântico que pode ou não se estender pela noite toda. =)


Para aqueles muito novos, solteiros, ou simplesmente que alguma força do universo os impediu de planos como o do primeiro caso, fica a opção de festejar o Natal com os amigos comendo um montão de coisa e indo no karaokê! [Que a propósito, será o meu caso!] 

Existem também quem passe a data com a família, porém esse sentimento de que "Natal PRECISA ser em família!" [Minha mãe sempre frisou isso!] é muito menos difundido no Japão. 

4 - E depois...
Não sei vocês, mas na minha casa as decorações de Natal só são guardadas no ano seguinte. No Dia dos Três Reis Magos, num resquício da parte religiosa da data. Entretanto no Japão....

Principal avenida de Sapporo [a cidade onde estou morando!] no dia 25:

Principal avenida de Sapporo no dia 26:

Toda a iluminação e qualquer coisa que remeta ao Natal é guardado quase que imediatamente após ele terminar! Isso porque o Ano Novo é uma data importantíssima para os japoneses e que possui suas próprias tradições e costumes, fazendo com que seja necessário se aprontar para ele o quanto antes!

       -------------------------------------------------------------------------------


Depois de muuuito tempo finalmente voltei! Espero que tenham gostado!

Como eu disse brevemente ali em cima, esse ano de 2016 vim para o Japão e tem sido uma experiência extremamente boa! 

Como uma amante da cultura japonesa, e porque não dizer que ela faz parte da história da minha família, confirmei e descobri várias novas coisas. Tenho vários posts sobre isso em mente! Por isso se tiverem sugestões e/ou dúvidas sobre aspectos da cultura japonesa, não tenham vergonha de mandar comentários! 

Beijos e 「メリクリスマス!!」 ;*












Kurai Hikari

5 comentários:

  1. adorei ler sobre o natal no japão, posta mais curiosidades do japão plss *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Vou postar sim! Se tiver alguma sugestão do que gostaria de ver, só falar! n.n

      Excluir
  2. Yeeh~
    Eu to um pouco atrasada em comentar hahaha `;:゛;`;・(゜ε゜ ) é bem interessante ver e conhecer outras culturas, espero que esteja aproveitando bastante sua estadia no japão ☆ ~('▽^人)
    Kissus, até a próxima ♡

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥