Wagashi: os doces tradicionais japoneses!


   Oierssss galeros, tudo bom?? Espero que sim! ( ´ ▽ ` )
   Hoje eu vou falar sobre Wagashi. Wagashis são, basicamente, doces tradicionais japoneses. Existem vários, como por exemplo o Sakura mochi, que eu já falei sobre nesse post.
   Nesse post eu vou falar sobre os tipos de wagashi que existem, e vou mostrar meu TOP 3 de wagashis mais bonitos!
   Vamos lá?~

   Uma das principais característica do wagashi é seu sabor: ele é leve, e não muito doce. Não são usados nem manteiga ou leite, e a maioria dos ingredientes vem de plantas. No Sakura Mochi, por exemplo, são usadas folhas da própria cerejeira! Os Wagashis são conhecidos por refletir muito o refinamento e a arte da cultura japonesa, e é fácil ver a influência da mesma neles. 



   Existe também o costume de dar wagashi às visitas, servir nas cerimônias do chá ou também dá-los como lembrancinha (chamadas omiyage, no Japão), quando você volta de viagem. O wagashi é normalmente comido com as mãos, mas para alguns tipos de wagashi é usado uma espécie de faca de madeira, chamada youjiO wagashi é normalmente servido com o Matcha, o chá verde.



   Existe também uma variação do wagashi, chamada Yogashi. Yogashi são os doces Japoneses orientalizados, mas ainda sim adaptados para o paladar japones. Ele já é um doce mais pesado e tem adição maior de açúcar. A técnica e o doce são ocidentais, mas as cores, aparências e sabor são orientais.



    Existem diversos tipos de wagashi, e muitos são sazonais. No auge da primavera, os wagashis tem tons de rosa e verde, e alguns são no formato de flor de sakura. No verão, os doces são mais refrescantes, e inspiram-se em rios, e, por esse motivo, é usado muito gelatina de agar e outros ingredientes refrescantes.
   Os dois wagashis mais famosos da primavera são o Hanami dango e o Sakura Mochi. Hanami dango é um dango de três cores: verde (sabor chá verde), tradicional e rosa. Sakura Mochi é um mochi rosa recheado com Anko (pasta de feijão doce) e enrolado em uma folha de cerejeira salgada.


   

   Porém, além desses dois, existem diversos wagashis sazonais da primavera, como o Chimaki. Chimaki é um doce feito da mesma massa do dango, e é enrolado em uma folha de bambu. Me lembrou muito um doce brasileiro: a pamonha. Um dos mais conhecidos wagashis está aqui na primavera: o Ichigo Daifuku. Ichigo daifuku é um mochi recheado com morango e Anko. Existem outras variações do daifuku na qual o anko é substituído por pasta de feijão branco ou uma pasta de matcha.




   Kashiwa mochi é um doce que lembra muito o sakura mochi, pois é um mochi - que pode ser recheado ou não - enrolado em uma folha de carvalho. Yomogi dango é um dango com sabor de artemísia (uma folhagem utilizada pra fazer chá) e Uguisu mochi é um mochi recheado de anko e coberto com farinha de soja verde.


   Além dos doces sazonais, que só podem ser produzidos na primavera, temos também os Namagashi e Nerikiri, que podem ser produzidos o ano todo, e são produzidos a cada estação se baseando nela.



  
Caixa de nerikiri e nerikiri e namagashi inspirados no Hina Matsuri <3 - MANA se você nem sabe o que é o Hina Matsuri, lê esse post AQUI!

   Já no verão, temos o Edamame/Zunda mochi, que é é um mochi coberto com pasta de edamame (soja verde) doce. Temos também o Kuzu Manju, que é uma bola de anko enrolada em uma camada transparente de goma de kuzu, que é uma raiz. Ele é popular pela sua aparência refrescante.

  

   Ayu gashi é um bolo castella (bolo popular japonês) em formato de peixe, recheado com mochi ou anko. Mizu yokan é a versão macia/mole da Yokan, uma gelatina firme feita de agar, feijão azuki (o usado pra fazer anko) e açúcar. A única diferença entre o Yokan e o Mizu yokan é que vai mais água no mizu, fazendo com que ele fique mais mole e refrescante, o que o torna popular no verão.


  

   O Minazuki é um triângulo de gelatina de arroz/feijão/matcha coberto com feijão, e Shingen Mochi é um mochi transparente que lembra uma gota de água, e é popular por ser refrescante.


  

   No geral, os wagashis mais populares no verão são os gelatinosos, chamados Kingyoku, porque além do sabor refrescante, carregam isso na aparência. Hoshi zuku yora é um wagashi gelatinoso que representa um céu noturno estrelado, e é simplesmente MARAVILHOSO. Um nerikiri muito popular no verão é o Natsu Temari, que representa uma bola muito usada em festivais.


  


  



   No outono, os doces são mais secos, se inspirando em folhas caídas: a folha símbolo da estação é o momiji, a folha de bordo. No inverno, os doces são mais escuros e podem até ser quentes!
   No outono, temos o Tsukimi dango, que são dangos tradicionais oferecidos para a lua no dia onde os japoneses realizam a tradição do Tsukimi, que é literalmente traduzido como "olhar para a lua". Por conta da lenda do coelho na lua, esses dangos podem ter formato de coelho. Kuri Kinton são castanhas moídas até virarem uma pasta, onde são açucaradas e ganham formatos. 


  

   Ohagi é um mochi mais 'mole', coberto com farinha de soja torrada ou  feijão azuki. Também pode ser recheado com anko. Kuri Mochi é um mochi recheado com anko e castanhas.


  

   Assim como as outras estações, o outono também tem nerikiri e namagashi, e as cores são simplesmente lindas! <3



  

   No inverno, nós temos o Hanabira mochi, que é feito de gobo (uma raiz) e miso branco enrolado em mochi. Esse doce é comido no ano novo. Já o Mame Daifuku é um mochi recheado com anko e feijões. Temos também o Zenzai, um doce que consiste um pedaço de mochi mergulhado em sopa de feijão.


  


    Pra vocês terem uma ideia do gosto de pelo menos alguns dos wagashi, eu separei pra vocês um vídeo da Sharla, do canal Sharla in Japan, onde ela prova alguns doces! (BTW ME AGRADEÇAM PELA LEGENDA PQ EU QUE BOTEI QQ EU NÃO FAÇO POR VCS EIN)


  

   Agora vamos ao nosso TOP 3, YAYS~

   3° - Sakura Mizu Shingen




   Basicamente igual ao Shingen mochi: a única diferença é a flor de sakura colocada no meio do doce. Esse doce existe em diversas versões, com outras flores e frutas no lugar da sakura, e são todas lindas!

   2° - Kumo no Mine


   Incrivelmente, é um doce. Pra alcançar o efeito da nuvem, são utilizados gelatina ágar e pasta de arroz.    

   1° - Milky Way




   O wagashi Milky Way é baseado - assim como o nome sugere - na via láctea. Ele é feito com anko e gelatina agar em cores variadas. É muito apreciado, principalmente no Tanabata, o festival das estrelas. Caso você não saiba o que é o tanabata, pode ler o post que eu fiz sobre ele aqui 


    E é isso!
   Aaaaah, são todos tão lindos (;ω;) To com 3 coceiras diferentes de vontade de comer ALDKSJÇG
   E você, já conhecia sobre o Wagashi? E de todos que eu postei, qual foi seu favorito? Comente aí em baixo <3
   Bem, por hoje é só! Lembrem de curtir nossa página no Facebook e se inscrever no blog pra não perder nenhuma postagem!
   Espero que tenham gostado, e muito obrigada por lerem!
   Até o próximo! ヽ(・∀・)ノ

Harurun

Harurun (aka maria), 19 anos, estudante de moda e aspirante a Idol! Gosto de escrever de tudo um pouco: de comida até idols! Espero que gostem dos meus posts e acompanhem o blog! ♡

12 comentários:

  1. Ahhh como eu queria que vendessem esses doces aqui na minha cidade T_T Alem de serem lindo parecem ser deliciosos!!
    marshmallowkawaiidesu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas! Parecem muito bons mesmo ;A; Mas eu teria muita dó de comer AÇLSDJGOI Muito obrigada por ler e comentar <3

      Excluir
  2. Dá pena de comer, são tão bonitinhos huahuah

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Os doces são lindos, mas não consigo gostar do sabor do feijão T.T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, concordo! Simplesmente não me desce ;A; Minha amiga disse que é porque eu nunca comi um doce de feijão tradicional, vai saber, né QÇLKJÇDSOGI Obrigada por ler e comentar <3

      Excluir
  4. Que lindinhos *u* Eu teria dó de comer esses mais decoradinhos shdaudaus
    Adorei a caixa com Nerikiri e Namagashi!

    ミ Cut Stars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sei se teria coragem de comer não LAKDJGOI Acho que ia ficar tipo, só olhando LQWJÇDOIG Também achei lindíssima <3 São tão bonitos que parecem feitos de massinha alkdjsgçoi Obrigada por ler e comentar <3

      Excluir
  5. Ai meu deusô. São tão lindos. Eu ia guardar na estante de enfeite, não sei se conseguiria comê-los. É muito cuidado num unico doce, que delícia ♥
    www.prettythings.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa *o* encantada com a variedade e é um mais lindo do que outro, eu tenho muita vontade de comer cada um desses espero um dia ter oportunidade, eu não consigo imaginar como e comer feijão doce tenho muita curiosidade <3 . Amei a postagem <3

    Ótimo final de semana
    Kissu

    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
  7. Que artigo lindo, amei como vc explica bem pra a gente um pouco dos tipos. Eles parecem todos deliciosos T.T preciso provar alguma vez na minha vida <3 e mdsssss são umas miniaturas de obra de arte jbdlfjhhvjd

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥