J-pop das malandragem: dicionário dos brother


   E aerrrrr pessoal~
   Tudo bom? Espero que sim \( ̄▽ ̄)/
   Então, cá estava eu preparando mais posts do J-pop das malandragem, quando percebi que: eu uso muito termos ~diferentes~, que são usados no j-pop, e muitos de vocês que estão começando agora a conhecer esse estilo podem não estar familiarizados com eles!
   Por isso, decidi fazer um dicionário bacaninha tipo um J-pop 101 pra vocês conseguirem entender direitinho o que eu coloco nos posts. 
   Vamos lá? ~
   
   Akushukai: Traduzido como "Evento de aperto de mão", é um evento no qual as membros dos grupos apertam as mãos e tem uma conversa curta com os fãs. Muitos grupos, principalmente grupos menores, fazem eles depois das apresentações, mas alguns grupos grandes, como o AKB48, tem eventos grandes só para isso.


Garotas do grupo Lyrical School tendo um Akushukai após uma apresentação
   Center: Traduzido como "Centro/Central", esse termo é utilizado para definir a membro que fica na posição central do grupo. Podem existir center de grupo, que é o centro do grupo em todas as apresentações, ou center de música/album, que é center de uma música/album em particular.


Maeda Atsuko (a do meio) foi a center do single "Iiwake Maybe", do grupo AKB48. Por ser a center, sua roupa era diferente das de todas as outras meninas.

    Captain/Leader: É a capitã/líder do time. Apesar de ser a capitã, pode não ser a center. Existe também algo chamado "Unofficial Captain", que é uma capitã não oficial que, apesar de não ter sido apresentada como líder pela agência do grupo, é considerada assim pelos fãs.

   
Nishiwaki Ayaka, líder não-oficial do grupo Perfume; Shima Rika, Líder oficial do grupo Chubiness

   ✿ Graduation/Sotsugyou: Traduzido como "Graduação/Formatura", é quando uma membro sai do grupo. Muitas vezes essas membros tem um concerto especial de formatura.

    Generation: Traduzido como "Geração". A maioria dos grupos trabalha com o sistema de gerações: além da formação original, aceitam membros novas. Isso acontece principalmente quando algum membro sai. Mesmo que todos os membros originais saiam, o grupo continua por causa do sistema de gerações.
    Por exemplo: 1° geração - membros originais; 2° gerações - membros adicionados posteriormente; e assim vai indo. 

   
1° e 10° geração do grupo morning musume

   Image Colors: Cor que representa a membro. Não todos os grupos utilizam o sistema de image colors, mas os que utilizam normalmente divulgam essa informações junto com o perfil das membro. Normalmente, essas mesmas cores são usadas nos uniformes/fantasias do grupo.

Grupo I☆Ris: as cores que as membros estão vestindo são respectivamente suas cores.
   Kenkyuusei: Traduzido como "Estagiárias", são garotas que querem entrar para o grupo após sua formação original. Antes de serem aceitas no grupo como membros oficiais de sua geração, elas passam por um período de treinamento, pra ver se vão entrar no grupo ou não. 

   Light stick: também chamados de penlights, são bastões que brilham. Quando as membros do grupo não possuem cores oficiais, os lights sticks são de cores variadas, mas quando elas possuem, são das cores das membros. Quando uma membro está apresentando um número solo, o costume é que todos acendam um light stick da sua cor oficial.

Light Sticks de diversas cores acesos durante a apresentação do grupo AKB48, que não possui image colors
Light Sticks vermelhos acesos durante a apresentação da Nakamura Eriko (Seiyuu da Idol Amami Haruka /aka minha waifu/ na franquia Idolm@ster). A image color tanto da Seiyuu quanto da personagem é vermelho.
   ✿ Live: Apresentações do grupo.

   Oshimen: Vem de "Oshiteru member" ("o membro que você apoia"), e é sua membro favorita no grupo, podendo ser mais de uma.

   Oshi: é o termo que se aplica o fã. Por exemplo, se a sua Oshimen em um grupo se chamar "yuki", você vai ser um yuki-oshi.

   Kami-oshi: é a sua oshimen FAVORITA. Kami significa deus em japonês, por isso "kami-oshi", a oshimen superior a todas as outras.

Minha Kami-oshi, por exemplo, é a Takahashi Minami, EX-membro do grupo AKB48

   Oricon charts: é a mesma coisa que a Billboard americana. Nela, são colocados todos os singles, álbuns e vídeos musicais mais vendidos do Japão.

   Unit/Sub-Unit: é o termo utilizado pra denominar grupos menores formados dentro do próprio grupo. Por exemplo: o grupo μ's, de Love live, possui 9 membros. Dentro do grupo, existem 3 units, cada uma formada por 3 membros: Printemps, BiBi e Lily White.



  

   Wota: são os fãs de grupos idols japoneses.

    ESPECIAL 48GROUP - ALL 48GROUP: Traduzido como " Todos os grupos 48", são todos os grupos idols que, bem, basicamente, terminam com 48 group e são grupos irmãos do AKB48.
   
    ESPECIAL 48GROUP - Akibahara 48: nome inicial com o qual o AKB era conhecido, porque é o nome que está escrito no teatro delas. AKB é a 'sigla' de Akibahara, o bairro no qual o grupo começou e onde o teatro está localizado.

    ESPECIAL 48GROUP - Theater: é o teatro do grupo. Todos os grupos da franquia 48 possuem um teatro próprio, no qual as garotas fazem apresentações diárias.

Entrada da sala de teatro do grupo AKB48


    ESPECIAL 48GROUP - Team: Traduzido como "Times", é uma espécie de divisão dentro dos grupos. Por exemplo, no AKB48, nós temos os times: A, K, B, 4 e 8. Todas as garotas dentro desses times são membros do grupo, mas cada uma tem seu time. Cada time tem uma líder e uma center.

    ESPECIAL 48GROUP - Sister group: Traduzidos como "Grupos irmãs", são grupos da franquia 48Group. O grupo AKB48 tem 13 grupos irmãos (8 grupos ativos, 3 grupos para debutar e dois grupos disbandados), tanto no japão quanto no exterior: SKE48 (Sakae 48 - Japão), NMB48 (Namba 48 - Japão), HKT48 (Hakata 48 - Japão), NGT48 (Niigata 48 - Japão), JKT48 (Jakarta 48 - Indonésia), SNH48 (Shangai 48 - China), BEJ48 (Beijing 48 - China), GNZ48 (Guangzhou 48 - China), MNL48 (Manila 48 - Filipinas), BNK48 (Bangkok 48 - Tailândia), TPE48 (Taipei 48 - Taiwan), SDN48 (Saturday Nigth 48 - Japão), OJS48 (Ojii-san 48 - Japão).

    ESPECIAL 48GROUP - Rival group: Traduzido como "grupo rival", o primeiro grupo rival do AKB48 foi criado pelo mesmo produtor do AKB, e se chama Nogizaka46, e foi criado com o propósito de ser um rival para o AKB. Hoje, existem dois grupos rivais: o nogizaka46 e o Keyakizaka46.



    ESPECIAL 48GROUP - AKI-P: AKI-P é o apelido do produtor de todos os grupos do 48GROUP e dos grupos 46. Seu nome verdadeiro é Akimoto Yasushi.

    ESPECIAL 48GROUP - Kennin: traduzido como "concorrentemente", significa "fazer ao mesmo tempo". Essa posição é dada aos membros que estão em dois grupos e dois times ao mesmo tempo.

    ESPECIAL 48GROUP - Transferred member: Traduzido como "Membro transferido". Diferente do kennin, que a membro mantém sua posição em ambos os grupos, as membros transferidas saem do seu respectivo grupo/time e vão para outro.


Uma das transferências que mais chocou os fãs foi da Miyazawa Sae, que saiu do AKB e foi para o SNH

    ESPECIAL 48GROUP - Senbatsu: é o termo usado para se referir as membros que estarão no A-side de um single, que seria a parte principal do mesmo. O senbatsu é escolhido todos os anos no Senbatsu Sousenkyou (Traduzido como "Eleição do Senbatsu"), que é um evento na qual os fãs votam para escolher quem serão as garotas presentes no single: quanto maior a sua posição, maior a sua "importância" no single. As posições no senbatsu sousenkyo são as seguintes:
      - Senbatsu (1° lugar (center) ~ 16° lugar)
      - Undergirls (17° lugar ~ 32° lugar)
      - Next Girls (33° lugar ~ 48° lugar)
      - Future Girls (49° lugar ~ 64° lugar)
      - Upcoming Girls (65º lugar ~ 80° lugar)
   Cada um desses cinco grupos libera um single e um MV, e o 1° lugar de cada grupo ocupa a posição de center. A 'promoção' do single diminui conforme o grupo: o single do Senbatsu é o mais promovido, enquanto o das upcoming girls é menos.


Senbatsu de 2015

    ESPECIAL 48GROUP - Kami 7: Traduzido como "7 deuses", é usado para definir as 7 membros mais populares entre todos os grupos 48. O kami 7 não é definido necessariamente pela posição das garotas no senbastu, mas a maioria delas ganha lugar de destaque. As vezes as pessoas consideram a oitava garota uma membro do kami também, então é possível ver como "Kami 8".


Kami 7 original (da esquerda pra direita): Itano Tomomi, Kojima Haruna, Takahashi Minami, Watanabe Mayu, Shinoda Mariko, Oshima Yuko e Maeda Atsuko (que era a número 1)

    ESPECIAL 48GROUP - Ace: Traduzido como "ás", é utilizado para definir a garota mais popular de todo o grupo, que realmente representa o grupo. Foi usado até hoje para definir apenas uma garota, Maeda Atsuko, que é considerada por muitos uma lenda e a membro mais popular do 48Group de todos os tempos.

     
 UM POUCO DE QUEBRA DE PROFISSIONALISMO E IMPARCIALIDADE PQ MEU DEUS COMO EU AMO ESSA MUIÉ (Tradução da imagem: eu honestamente acredito que a Maeda Atsuko é o segundo jesus)

    ESPECIAL 48GROUP - General Director: Foi um cargo dado pela primeira vez para Takahashi Minami, que sempre foi considerada a líder e alma do AKB48. O cargo é quase como um sistema de líder, mas ao invés de ser líder de apenas um time, é do grupo inteiro.

   Eu coloquei todos os termos que eu consegui lembrar, mas acabaram não sendo muitos ;A; Se eu for lembrando de outros, eu talvez de update no post! Ah, se você está em dúvida em algum termo que eu não coloquei no post, é só comentar ele aí em baixo que eu te explico!
   E vocês devem estar se perguntando "pq diabos vc fez uma parte só pra AKB????". Bem, os 48GROUP tem vários termos que são só deles, e não são utilizados no resto do j-pop, e como eu pretendo fazer post sobre alguns deles, resolvi fazer essa parte especial!
   Bem, por hoje é só!
   Espero que tenham gostado, e digam nos comentários o que acharam! 
   Bem, por hoje é só! Lembrem de curtir nossa página no Facebook e se inscrever no blog pra não perder nenhuma postagem!
   Muito obrigada por lerem!
   Até o próximo!~ (。•̀ᴗ-)✧

Harurun

Harurun (aka Macchan, estudante de moda e aspirante a Idol! Gosto de escrever sobre tudo, mas principalmente sobre Idols e animes! Espero que gostem dos meus posts e acompanhem o blog! ♡

8 comentários:

  1. Nossa que postagem grande mais muito boa, incrível sendo realmente sincera, eu apesar de gostar bastante de J-pop e minha Kami-Oshi se poder ser, seria a Koda Kumi, sempre gostei muito dela. eu não sigo muitas Girlsbands japonesas e poucas Coreanas também, então estou mais familiar, mas so um cadinho com os termos do K-pop. Então pra mim foi uma aula sua postagem.
    bjs
    Otome Game br e +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por ler <3 Ah, não sou lá muito fã de cantoras solo, mas adoro a Koda <3 <3 E fico muito feliz em saber que ajudou! Muito obrigada por sempre ler e comentarrrrrrrrr <3

      Excluir
  2. Finalmente encontrei algo assim porque não sou tão nova no jpop mas muita coisa me fazia ficar boiando hahaha e eu só tinha encontrado dicionáro de kpop. Adoreeeei o post já até coloquei nos favoritos *o*

    http://www.donab.net/

    https://www.facebook.com/babialvesn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPA A DEMORA PRA RESPONDER ;A; Ah, que bom que ajudou, fico muito feliz <3 <3 MUUUUUITO obrigada por ler e comentar <3

      Excluir
  3. Esses termos " Oshimen, oshi, kami-oshi" podem ser usados como idols masculinos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, desculpe a demora para responder D: Podem ser usados sim <3

      Excluir
  4. Muuuito obrigada por essa aula!
    Você foi a única que respondeu bem o que eu queria saber ;u;
    Aishiteru ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAAAA Fico muito feliz que te ajudou <3 Ah, eu fiz mais um post com vários termos do jpop, mas é focado nos grupos 48! Se quiser dar uma olhadinha, tá aqui!: http://www.otometeatime.com.br/2017/08/guia-das-malandragem-sobre-os-48g.html E muito obrigada por ler e comentar!!! <3

      Excluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥