Temporada das flores: a cultura da Sakura no Japão!


   Oi oi gente! Tudo bom? Espero que sim (〃^▽^〃)
   Curiosidade: o titulo original desse post era "Começou a temporada das flores", mas como eu enrolei UM MÊS pra fazer ele, a temporada das flores já tá acabando. MAS O QUE VALE É A INTENÇÃO.
   Bem, como o título mostra, hoje eu vou falar sobre uma árvore muito famosa no Japão, Sakura, a cerejeira!
   Além de ser sempre muito mencionada nos animes, ela é muito conhecida por ser um dos símbolos do Japão, e também tem várias lendas!
   Quer saber mais? Continue lendo!

   A lenda mais conhecida sobre a origem do nome "Sakura" é a lenda da Konohana Sakuya Hime. Dizem que essa princesa caiu do céu em cima do Monte Fuji, e no exato local onde ela aterrissou, essa flor surgiu. Outro simbolismo muito forte da Sakura no Japão é com os Samurais. Eles, que eram guerreiros japoneses, apreciavam muito essa flor, então desde seus tempos ela começou a ser associada com o seu lema, "Viver o presente sem medo", e com o seu código, o Bushido.
   Também é dito que a Sakura conecta nosso mundo ao mundo dos mortos, e quebrar um galho/ver um galho quebrado é um grande mal presságio!



   A Sakura, apesar de linda, flora por pouquíssimo tempo, ficando em seu auge por cerca de uma semana. Os japoneses esperam avidamente o florescimento da Sakura, pois durante sua época de flora é realizado um evento muito especial por todo o Japão: o Hanami Matsuri.
   Matsuri significa festival, e Hanami significa "olhar as flores", ou seja: Festival de olhar as flores. Pode parecer meio bobo, mas é MUITO grande lá no Japão, e todos vão, de jovens a Idosos!
   Para eles, o hanami é tão importante que o Sakurazensen (previsão de florescimento) é publicado pela Agência Meteorológica do Japão todos os anos! As Sakuras normalmente florescem entre as duas últimas semanas de março e as duas primeiras semanas de abril lá no Japão, mas depende muito da região! Aqui no Brasil, elas florescem na nossa primavera! Como eles ficam em outro hemisfério, a primavera deles é 'antes' da nossa!


   Além das Sakuras, florescem outras flores na primavera, e uma delas é comumente confundida com a Sakura: Ume, a flor de ameixa. Pra ajudar vocês a diferenciar, eu preparei essa imagem. Basicamente, a flor de sakura é mais fina e dividida da ponta, enquanto a flor de Ume é bem redonda.


   Existe, também, muita variação nas cores das Sakuras! Além da rosa, que é a mais conhecida, elas também podem florescer brancas, amarelas, verde e rosa escuro. Tudo isso depende da região, temperatura e data em que elas florescem!



   EDIT 21/04: A Kollua MARAVILHOSA me mandou essa imagem ótima, então eu decidi colocar! Nela, temos uma explicação muito fácil de entender dos tipos de Sakuras!


   Na primavera, existem muitas comidas de temporada, principalmente de sakuras! Um dos exemplos mais populares é o Sakura Mochi. Sakura Mochi é um Wagashi, que são os doces japoneses.
   O Sakura mochi é feito de arroz com flores de sakura, Anko (pasta de feijão doce) e folhas salgadas de Sakura. Existem duas versões: o Estilo Tokyo, na qual o mochi se parece com um crepe; e o Estilo Kansai, no qual se parece com um bolinho de arroz cremoso.
   Curiosidade: esse doce tem ação bactericida, por causa da folha de sakura! Ele mata bactérias bucais, como a cárie, por exemplo!



     
 Estilo Tokyo e Kansai, respectivamente.
  
   Além dos doces tradicionais, muitas empresas aproveitam essa época pra fazer produtos limitados!

Sakura McFizz e McFries - imagino eu que venha tempero sabor sakura nesse pacote? 

Sakura Latte - Starbucks
Garrafas temáticas de Sakura - Também do Starbucks!

Pepsi sabor Sakura

Salgadinho de Sakura!

 
 Sakura Miku <3

   Por conta da flor de Sakura ser MUITO popular, o nome também se tornou! Existem duas maneiras mais populares de escrevê-lo: Em hiragana ("primeiro alfabeto" japonês), que fica さくら. Esse modo é o mais popular, porque as pessoas acham mais bonitinho e fácil de escrever. E também é possível escrever em Kanji ("terceiro alfabeto" japonês), que é 桜, e é mais usado em sobrenomes. Existem algumas outras maneiras de escrever o nome, mas não são tão usadas.
   Nomes derivados de sakura, como Sakurako, por exemplo, também são muito populares. 
   O nome é tão comum que se vê em VÁRIOS (Vários mesmo) personagens de anime. Além de ser nome de muitos personagens, as sakuras quase sempre estão nos cenários, principalmente se for um anime escolar!


(WOW SUCH MONTAGE MUCH HABILIDADE)

   Um dos membros mais populares do grupo AKB48/HKT48 também tem esse nome: Miyawaki Sakura (宮脇 咲良). O nome "Sakura" também vai no nome de um grupo que tem crescido muito no Japão: Sakura Gakuin.





   E aí, o que acharam?
   Eu gosto muito de ler sobre a Sakura, porque ela é minha flor favorita! E eu também fico muito feliz porque a arvore de cerejeira alcança seu auge na data do meu aniversário, então eu sempre passo ele babando nas fotos ÇLKAJSDGOI
   Espero que tenham gostado do post ♡ Sei que demorei, mas pelo menos saiu LQWJÇSDOIG 
   Ainda vou escrever mais um ou dois posts sobre a primavera japonesa, porque quero falar sobre algumas lendas e sobre o Hanami Matsuri!
   Espero que tenham gostado do post ♡ Eu gostei muito de escrever lsakdjçg
   Por hoje é só!
   Ah, e lembrem de curtir nossa página no Facebook e se inscrever no blog pra não perder nenhuma postagem!
   Até o próximo! (♡˙︶˙♡)

Harurun

Harurun (aka Macchan, estudante de moda e aspirante a Idol! Gosto de escrever sobre tudo, mas principalmente sobre Idols e animes! Espero que gostem dos meus posts e acompanhem o blog! ♡

8 comentários:

  1. Essa temporada é tãoo linda! Tão anime shoujo :3
    E esses produtinhos, que vontade ;---;
    Eu já comi o mochi, mas de morango e achei horrível HUAHSAUHS Mas ainda tenho a esperança de comer o sakura mochi e ser bom ~u~
    Gostei muito do post! Beijos!
    Powerful Alien Girl!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S I M ♡ Quase consigo ver aquelas cenas de anime escolar, com os estudantes chegando çlKQJASDÇOGI Ai, eu gosto do mochi puro, mas não tenho certeza se ia gostar muito do sakura mochi, porque tem pasta de feijão dentro, e eu odeio LWKJASFÇOASG Mas espero que você tenha a chance de comer e que goste ♡ Obrigada por ler e comentarrrr <3

      Excluir
  2. nossa, é minha flor favorita! quero muito comer sakura mochi, tem até no neko atsume asdhsaiudhasdasud
    eu já pensei até em por o nome da minha filha de sakura, mas depois pensei que seria meio "que" aqui no brasil, mas agora namoro com um nissei e a possibilidade ressurgiu, porém a personagem que me inspirava o nome me decepcionou feio to falando de tu mesmo haruno sakura) E ENFIM
    eu amei o post miga, espero que você se mantenha com força total porque adoro seus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VINHADA OLHA MINHA FALTA DE VERGONHA NA CARA POR ESTAR RESPONDENDO SÓ AGORA
      Nossa também tenho 3 vontade de comer ;A; Eu até tenho os ingredientes, mas tão na casa da minha mãe ÇLKJDÇOGI NOSSA SIM SE CASA COM O SEU NAMORADO E PELO AMOR DE DEUS DÁ ESSE NOME PRA ELA <3 Eu não tenho vontade de ter filhos, mas se tivesse, sakura com certeza estaria no páreo LKASJÇDSGOI OBRIGADA MANA <3 Vou voltar simmmm, TE ESPERANDO TAMBÉM EIN!!!

      Excluir
  3. Haruuu ♡(´ ▽`).。o
    Eu já li o post mas nem comentei e ~agora~ depois de eras depois que você escreveu o post que eu venho comentar (╥﹏╥)o
    Enfim, eu adoreei o post cheio de flores e tudo cor de rosa ♥‿♥ Eu nem sabia que tinta tanta coisa inspirada em Sakuras nem que elas tinham essas classificações todinhas (。’▽’。)♡
    Eu AMO essa lenda da Sakura, "Viver o presente sem medo" e tal, eu tenho que viver mais pensando assim, eu me preocupo demais com tudo e me cobro demais :/ tenho é que ser feliz e viver o presente mesmo ;___;
    Essa Miku toda rosa ficou liiiinda (. ♥ ‿ ♥). Eu quero ela para mim
    Queria saber o sabor dessa pepsi e do Starbucks xD acha que é como? .-.

    Até logo (๑・ω-)~♥”
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, também adoro esses tons de rosa das cerejeiras ♡ Né? Eu acho muito interessante toda essa classificação! Quero dar mais uma estudada sobre isso! Ai, eu também sou do mesmo jeito, muito ansiosa ;A; tenho que me inspirar um pouco mais nas cerejeiras ÇLKAJDSÇGOI Eu não tenho certeza, mas acho que algo bem docinho??? Esse é o unico sabor que eu consigo imaginar pras sakuras lKJADSÇOGI Obrigada por ler e comentar manaaaa a ♡♡♡

      Excluir
  4. Muito bom o seu post XD

    Sakura é realmente uma flor linda! Alguns anos atrás, meus avós tinha uma árvore de Sakura no sítio, no entanto com o passar do tempo, e com o clima muito quente ela foi ficando cada vez mais fraquinha, foi uma tristeza e tiveram que remove-la...
    Provavelmente como nosso país possui regiões muito quentes, a Sakura acaba não vingando muito bem por aqui, e para conseguirmos desfrutar de um cenário tão lindo quanto nas fotos, só indo para o Japão mesmo...

    Achei que seu post ficou muito bom, principalmente esclarecendo informações dessa flor tão linda, parabéns!

    www.otakutanoshii.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3 Ah, que pena que ela morreu ;A; Elas são realmente muito lindas, tenho muita vontade de ver elas florescendo no Japão <3 O mais próximo que eu já cheguei de ver uma sakura florescendo foi um pé de pessego no sítio do meu tio, porque as flores de sakura são bem parecidas com a de pessego sldgjçio Que bom que gostou, e muito obrigada por ler e comentar (*˘︶˘*).。.:*♡

      Excluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥