Hinamatsuri: o dia das meninas!


   LEREEEEEEEEEE OLHA O POST ATRASADO AÍ GENTE
   ERA pra esse post ter saído na semana passada Mas Como Nada Na Vida Dá Certo, vai hoje mesmo.
   Bem, hoje eu vou falar sobre o Hinamatsuri! O hinamatsuri, ou "Dia das meninas", é como se fosse o dia das crianças aqui no Brasil, mas só para meninas.
   E, como tudo no Japão, tem uma comemoração MUITO lindíssima e tradicional! 
   Quer saber mais? Continue lendo!

   O Hinamatsuri também é conhecido como "Festival das bonecas" ou "Momo no Sekku" (Festival do pêssego - o motivo disso é que esse dia acontece na época em que as flores de pêssego desabrocham), e é comemorado no dia 3 de Março. Nesse dia, eles oram pelo crescimento e felicidade das garotas.
   Existem diversas tradições executadas nesse festival, e uma delas é a montagem de altares com bonecas. São montados altares com vários andares, chamados Hina Dan. Esses altares posteriormente são cobertos por panos vermelhos, chamados Hi Mosen. Nessas plataformas, que geralmente tem de 5 à 7 andares, são expostas bonecas, chamadas hina ningyo, que representam a corte japonesa usando roupas tradicionais do período Heian.



   Essas bonecas se dividem em categorias: no degrau mais alto, temos o Imperador e a Imperatriz. A Imperatriz usa um traje chamado Juuni Hitoe, que é um kimono cerimonial com 12 camadas (JESUS MAGINA O PEQUENO CALOR). Até hoje essa roupa é usada nas cerimônias de casamento da família real.
   Logo abaixo dos Imperadores nós temos 3 senhorias da corte, as chamadas Sanni Kanjo, que são seguidas por 5 músicos, chamados Gonin Bayashi. Depois temos dois ministros, Udajin e Sadajin, e por último 3 serviçais. Além dessas bonecas, também são expostas, em miniaturas, mobílias, carruagens, árvores e outros.


Alguns enfeites utilizados no Hina Dan

   Esses altares costumam ser montados duas semanas antes do Hinamatsuri, mas são desmontados logo após o evento, pois a lenda que diz que, se os altares não forem imediatamente removidos, as filhas demorarão a se casar.
   Esses altares e bonecas são MUITO caros, podendo chegar a mais de 1 MILHÃO de ienes. Por causa disso, muitos desses conjuntos são passados como heranças para cada geração de família. Recentemente, também tem se tornado comum montar apenas um andar do Hina Dan, o dos Imperadores.



   Recentemente, com a popularização de animes e personagens infantis, tem sido lançados cada dia mais altares e bonecas baseados nesses personagens. Eles também são uma boa alternativa pra quem não pode pagar os bonecos tradicionais, pois são mais baratos.
   

      Além dos Hina Dan, também são expostos os chamados Tsurushi kazari/hina, que são mobiles de temáticas do hinamatsuri. Por serem feitos a mão, são muito caros, e muitas famílias optam por modelos simples ou até mesmo não possuem essas decorações.


    

   Além das decorações, também existem comidas tradicionais do Hinamatsuri! Um exemplo disso é o Hishimochi. Hishimochi é um doce de arroz (mochi) de três camadas - rosa, branco e verde - em formato de diamante. É dito que o formato de diamante representa a fertilidade.



   Também é muito comum o consumo de Shirozake e Hina Arare, principalmente pelas crianças. Shirozake é uma espécie de sake, porém sem álcool, então as crianças podem tomar. Hina Arare é um biscoito de arroz coberto por açúcar colorido. Temos também o Sakuramochi, que é um doce tradicional da primavera japonesa, que é em um bolinho de arroz recheado com doce de feijão e enrolado em uma folha de cerejeira.

   

   

   Já nos pratos salgados, nós temos Chirashizushi e Hamaguri Ushio-jiru. Chirashizushi é um prato de arroz coberto com frutos do mar e vegetais, e Hamaguri Ushio-jiru é uma sopa onde são colocados dois moluscos, que representam um casal unido e um casamento feliz.





   Além desses doces tradicionais, muitas lojas e padarias tem o costume de fazer produtos diferentes, mas baseados nessa tradição!


        

 

   Existem várias histórias sobre o surgimento do Hinamatsuri, mas a mais conhecida e aceita diz que esse evento se originou do Hina Nagashi, um evento no qual as pessoas transferiam seus pecados e medos para bonecas de papel e as colocavam em um barco, que mais tarde era depositado em um rio em direção ao mar, na esperança que elas levassem seus pecados com elas.
   O Hina Nagashi ainda é celebrado em diversos lugares do Japão, não muito tempo depois do Hinamatsuri.



   AAh, o Japão tem umas tradições tão legais ♡ Eu adoro estudar a história e tradições Japonesas, porque cada vez é uma surpresa diferente!
   E você, já conhecia o Hinamatsuri? Se não, o que achou? Eu acho super legal!
   Bem, por hoje é só, e espero que tenham gostado do post! (´ω`♡)
   Ah, e lembrem de curtir nossa página no Facebook e se inscrever no blog pra não perder nenhuma postagem!
   Até o próximo!

Harurun

Harurun (aka maria), 19 anos, estudante de moda e aspirante a Idol! Gosto de escrever de tudo um pouco: de comida até idols! Espero que gostem dos meus posts e acompanhem o blog! ♡

3 comentários:

  1. Hi acho que você(s) porque eu sou nova aqui , mais eu já amei os post , já ganhou mais uma seguidora .
    Amei o post super legal as tradições japonesas, eu achei bem legal e diferente . Kisses Bye Bye.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por trazer toda essa lindeza pra minha vida <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não tem como não gostar *--*
    é tudo muito amorzinho e fofo <3

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥