5 motivos pra ver Steven Universe ~


Inhai mozis~
Tentando manter a minha promessa de pelo menos um post por semana, eu vim falar de um assunto que eu quero falar a muito tempo. E antes de mais nada SAI QUE A AMETHYST É MEU MOZI <3

Steven Universe é um daqueles desenhos que a gente vê uns gifs no tumblr e não entende muito o que tá acontecendo nem do que se trata. A primeira vista, ele tem essa impressão de ser meio genérico. Pra ser sincera, se não fosse por um amigo me dizer que a Estelle fazia parte da dublagem do desenho, eu provavelmente não o veria logo.
A essa altura porém, acho que a maioria das pessoas já assiste e está em dia com o desenho. Mas se você é uma das poucas que ainda não viu, vem comigo recapitular os 5 principais motivos pelo qual você deveria estar vendo Steven Universe!

 Rebecca Sugar: A primeira mulher a comandar um desenho na Cartoon Network


Eu seria louca em não citá-la como motivo principal para ver o desenho.
Isso aí, a Rebecca Sugar, responsável por Steven Universe é a primeira mulher na história da Cartoon Network a ter um desenho na programação. Em Outubro de 2012, Steven Universe foi aprovado para produção, nessa época Rebecca já era conhecida por algumas músicas e por ter trabalhado no storyboard do desenho Adventure Time, que chegou a lhe render uma nomeação no Emmy.
Esse ano Steven Universe foi nomeado ao Emmy também. O episódio Lion 3: Straight to Video foi o indicado. <3

Rebecca tira inspiração para o personagem Steven de seu irmão mais novo e o desenho de uma forma geral é bastante inspirado na infância dos dois. Sendo fã de games e cultura pop, você pode ver várias no desenho, como o mangá de Sailor Moon na cabeceira de Steven.

 Soundtrack


Ok como eu disse, a Rebecca fazia parte da equipe de Adventure Time e já era aclamada pela sua participação por lá. Em Steven Universe, ela é ainda mais amor, compondo as músicas no seu Ukulele, o que dá parte dá mágica da soundtrack. <3
Outro fato que ajuda muito na qualidade altíssima das músicas do desenho é que a maior parte dos dubladores são cantores profissionais. A Estelle, que é dubladora da Garnet por exemplo, já fazia muito sucesso antes do desenho como vocês podem ver nesse feat. tombante com Kanye West.

Mas não só as músicas cantadas que são ótimas, as músicas de background são maravilhosas também. Algumas tem um tom 8-bit muito gostoso de ouvir, que não interfere na cena, mas dá um toque muito importante para ela e ajuda a manter o clima lighthearted do desenho. Compostas por Aivi Tran e Steven "Surasshu" Velema, as músicas do desenho estão disponíveis no Soundcloud em HD.

Separei a playlist abaixo com o basicamente todas as músicas do desenho. Pessoalmente, gosto de We Are The Crystal Gems (Pilot), Giant Woman, Be Wherever You Are (Demo) e finalmente Stronger Than You. Essa última sendo a mais recomendada de todas. <3


 Dublagem

Susan Egan as Rose/Estelle as Garnet


E já que estamos falando de músicas e dublagem... As dubladoras. Eu confesso que saber que a Estelle e a Nicki Minaj participaram da dublagem de Steven Universe foi o fator decisivo pra que eu visse o desenho. Não há nada que me anime mais do que um cast com pessoas negras, sinceramente. ahaha > _ >

Mas enfim, a equipe de dublagem é multitalentosa e composta por um grupo incrivelmente diverso de mulheres. É maravilhoso como elas conseguem passar sentimentos através da voz e como a atuação delas adiciona profundidade nessas personagens.

DeeDee Magno Hall as Pearl/Michaela Dietz as Amethyst

Eu vou me manter apenas nessas dubladoras para evitar spoilers, mas vocês podem ver o gif set completo com todos os nomes das atrizes aqui.

 Representatividade


E não há representatividade só nas dubladoras, mas também nos personagens. Em Steven Universe, você tem vários tipos de características que tendem a ser esquecidas ou ignoradas pela mídia num geral.
As Crystal Gems (embora isso cause uma certa polêmica no fandom) não tem gênero. Elas tem uma aparência feminina, mas biologicamente não tem órgãos internos, fazendo com que elas não tenham gênero definido nos nossos padrões. Elas tem porém, uma identidade de gênero. Acredita-se nisso por que elas podem escolher sua aparência.
Esse tipo de personagem ajuda pessoas não-binárias a se sentirem representadas e validadas.


Os personagens num geral também não seguem um padrão magro. Na verdade, o personagem principal ama comida e sua mãe, Rose Quartz, é incrivelmente alta e tem uma barriga saliente. Em momento nenhum esses personagens que podem ser lidos socialmente como "gordos" são impedidos de lutar ou ditos como incapazes.Há uma grande variedade de pessoas negras no desenho. Sendo, a Connie a minha favorita. Por que embora ela seja uma garota "não mágica", ela tem um lado bastante corajoso. <3

No mais, acho interessante como o desenho tem sucesso em mostrar relações entre os personagens de forma sutil. Ele implica que existem sentimentos românticos entre as gems e como não há nada de estranho nisso.

 Aborda relacionamentos de forma mais profunda


Apesar de ser um desenho para crianças, ele tem uma abordagem interessante das relações entre os personagens. Sentimentos como insegurança e ansiedade são tratados com delicadeza, mas de uma forma identificável e relacionável.
Você tem personagens tentando lidar com a perda de alguém muito querido, um personagem que tenta conseguir a aprovação de todos ao seu redor, um personagem que carrega o peso de ser o responsável por todos e portanto não pode demonstrar fraquezas... é possível ver a progressão da personalidade de cada um deles a medida que a temporada vai passando.


Falando pessoalmente, eu não gosto da Pearl. Eu reclamava muito dela por que sempre vi sua atitude como fria e que no geral era basicamente tudo que eu abominava em alguém. A medida que os episódios foram passando, eu fui conversando com outros fãs e passei a entender melhor a personalidade dela. Hoje em dia, eu não a odeio.
Assim como uma pessoa, a Pearl tem defeitos e na medida do possível ela vem tentando melhorar. Essa progressão é algo que eu gostei muito de ver e mostra a dedicação dos roteiristas em manter o desenho coerente e interessante.

 Onde ver?

E aí você se interessou pelo desenho e quer ver. Como fas né? Então, atualmente Steven Universe, passa meio aleatoriamente na programação da Cartoon Network e eu não consegui achar o horário, então boa sorte com isso. \o/ AHAHA
brinks <3
Você pode ver o desenho legendado na TocaToon. Clicando aqui.

Muitos beijos,

Gleice F.

A.K.A うさぎQUEEN. 24 anos, estudante de Gestão Empresarial. Fã de mahou shoujo, rap e jogos indies.

5 comentários:

  1. Que incrível! Não sabia que era um desenho feito por uma mulher *----* realmente amo muito Steven Universo! Toda vez que toca a abertura saio correndo para assistir hahahah É contagiante. E minha personagem preferida com certeza é a Garnet! ♡

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Rebecca Sugar! <3
      Ela é muito amor~
      Eu amo a Garnet também, mas por algum motivo eu me identifico super com a Amethyst. <3

      Excluir
  2. Méo Deus, que arte linda ;u;. Okie, Garnet é meu amorzinho <3
    [só para avisar que talvez eu solte uns spoilers durante esse comentário, então...]
    Steven Universe é tão amorzinho, é tão...bom! No início você acha fofinho, depois você se envolve, e é bonito... ainda mais pela representatividade, pelo jeitinho que é contada a história, por tudo! E de qualquer maneira, quem tem tumblr e é mais ou menos de nicho de anime, fanart... vai sim acabar conhecendo. Minha dash tem muito Homestuck, e mesmo assim SU apareceu por lá. Tomei um monte de spoiler, mas o que posso fazer, seguir gente que gosta de SU é pedir para receber spoiler mesmo. Agora eu já estou acompanhando certinho, pelo TocaToon também (não aguento a versão dublada :p).
    A questão do gênero é ótima!! Eu me emociono tanto quando há representatividade, e é isso que SU é! Gente, três "mom's", negras, gordos(as), relacionamentos, sentimentos, uma família super feliz!! Eu fico muito feliz, muito orgulhosa por Steven Universe, por isso passar na TV, por ser um desenho que crianças assistem, e se a Cartoon não for de mal gosto e censurar (como já fez - e muito! - com Adventure Time, por exemplo), por causa de pessoal reclamando e tal, vai ser melhor ainda <3.
    Eu nem sabia que era a Estelle que dublava a Garnet, nunca tinha percebido! Amoooo a voz dela, acho uma perfeição! Acho que uma partezinha do meu cérebro reconheceu e por isso que eu amo tanto ela <3
    O problema da Pearl é que ela é que ela sempre quer estar na frente, sabendo de tudo, fazendo o certo. Ou a definição dela do que é "certo". Gosto dela sim, mas também já não fui muito com a cara dela no passado.
    A pessoa que eu realmente não gostei, e agora eu só ignoro mesmo, é o Lars. A Sadie não merece ficar aguentando esse homi. Bom, ele evoluiu bem até agora, mas mesmo assim, às vezes a única palavra que eu consigo usar para definir ele é: idiota.
    Bem, sorry, acho que falei demais...mas é SU, então sempre tem mais e mais assunto para colocar em dia, heh >u<

    Chu~~ >3<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu vi muito no tumblr também e ficava super ?????? por que não conhecia o desenho ainda. Na real eu não vejo muito TV. ):
      As vezes eu até assisto quando tá passando na cartoon mas eu acho meio esquisito a versão dublada. aehaeiohaeio ; _ ; Eu acostumei com as vozes americanas aí fico meio clueless.

      Pois é, mas cada uma das gems do seu jeito tem problemas... Eu ainda não gosto muito da Pearl, mas agora eu penso nela de uma forma diferente.

      Excluir
  3. Bem legal! Não conhecia

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥