Harajuku styles: Hime gyaru!


   OLHA QUEM VOLTOU DAS TREVAS
   Oi oi pessoal, tudo beleza? PRIMEIRAMENTE xeu me desculpar por ter demorado 7 décadas pra escrever. Eu estava com um bloqueio de imaginação fortíssimo, então não tava saindo nada bom, sorry (*_ _)人
  Bem, se você olhou esse título e pensou "O que é gyaru?", leia esse post primeiro: Gyaru!
    No último post que eu escrevi, eu mencionei que o gyaru tem varias vertentes. Hoje eu estou aqui para falar de uma delas: Hime gyaru.
   Hime gyaru é um sub-estilo de gyaru no qual as garotas se vestem inspiradas em princesas. É uma roupa mais linda que a outra ;A;
   Quer saber mais? Continue lendo!~


    Hime, em japonês, significa princesa, e gyaru/gal é garota. Portanto, traduzindo o termo, fica algo como garota princesa. As himes se baseiam em princesas (AH VC JURA?), e principalmente na Paris Hilton (um ícone de moda aí) e Maria Antonieta (aka Marie Antoinette).
    Pra quem não sabe, Maria Antonieta foi e ainda é um ícone de moda. Ela foi a última rainha da França, esposa de Luís XVI (16). A corte tinha sempre muitas festas e muitas roupas. Pra vocês terem uma ideia, Maria Antonieta tinha CENTENAS de perucas. Bem, pra poder manter essa riqueza, eles cobravam impostos muitos caros do povo, o que causou pobreza, crise, e a revolução francesa. Revolução francesa vai e vem, ela acaba tendo a cabeça cortada em uma execução pública MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA.


 Roupas


   Muito bem, as roupas. Nas cores, é muito fácil ver algo mais puxado pro branco ou pro rosa bebê/pastel. Aparecem também cores como azul bebê/pastel, preto e creme. As estampas são bem variadas, mas ainda mantendo as cores do estilo. É muito comum ver estampas floridas, de jóias ou bichinhos e de oncinha. Normalmente não existe muita mistura de cores em um único outfit (o look todo: roupa+sapatos+acessórios). Também é quase IMPOSSÍVEL ver cores berrantes.


   Não é comum o uso de calças ou shorts, apenas saias e vestidos. Os comprimentos variam muito: normalmente são acima dos joelhos, mas também tem os modelos que vão até os pés. Apesar do uso de calças não ser comum, é fácil ver himes usando bloomers. Bloomers são uma espécia de shorts que se usa por baixo da saia. Eles normalmente são feitos de um tecido macio e eram muito usados do século 17 ao 19 pelas mulheres. A função deles é esquentar, mas também ajuda a diminuir a 'pinicação' das armações que eram usadas por baixo das saias.

 Acessórios


   Os acessórios também tem uma temática princesa, como:

             Coroas                      Presilhas com formatos e cores variadas     Flores
             Colares de pérolas    Anéis e brincos delicados                            Laços

                      

                           
           

                                         

                    
   Usam também muitas bolsas, de tamanhos variados: desde pequenas até grandes. Os estilos variam muito, desde mais elegantes até de personagens infantis. Elas também costumam decorar seus celulares e outros aparelhos eletrônicos, como ds. A maneira que elas decoram é uma arte chamada "decoden", que é a abreviação de Decorated Denwa, que traduzindo fica celular enfeitado/decorado.   



  A questão de unhas decoradas também é muito forte. Não costumam ser EXTREMAMENTE GRANDES, como a das yamamba (outro tipo de gyaru). Costumam ter um tamanho médio e os enfeites variam de simples à muito decorado, mas sempre seguindo a temática princesa. É muito comum o uso de unhas falsas e o alongamento em acrílico.

 


 Cabelo


  Mais conhecido como A COISA MAIS LINDA DO MUNDO. Sério, eu AMO os cabelos das hime gyarus. Primeiro, vamos falar sobre a cor. Normalmente, varia entre loiro e castanho, mas também usam preto. É muito difícil encontrar hime-gyarus com cabelos no tom "fantasia" (cabelo coloridos). No máximo, elas usam mechas em cores como rosa e azul bebê.

    O cabelo normalmente é usado enrolado ou ondulado. Euzinha acho particularmente difícil encontrar himes, sejam elas estrangeiras ou japonesas, com o cabelo ~LIZAUM~.
   O penteado que é a marca das himes é o Up Do. Esse penteado consiste em armar a parte de trás do seu cabelo. Se você pegar uma revista qualquer aqui do brasil, provavelmente vai encontrar alguma modelo usando um cabelo up do. CONTUDO, o up do do hime gyaru é MUITO armado. 

              
                                                                   
   Pra alcançar essa quantidade de armação, elas utilizam uma técnica chamada "back comb", que consiste em pentear seu cabelo no sentido contrário. Perucas e extensões são MUITO comuns e a maioria das himes usa.
   Além do up do, existem outras variedades de penteados, mas sempre seguindo a mesma linha de pensamento: armados, cacheados e com muitos acessórios.




   Esse penteado é MUITO trabalhoso, principalmente se você faz ele sozinha (leia-se também muito caro porque vão 100 litros de fixador capilar e milhões de grampos KSDJÇ). Normalmente, esse tipo de cabelo MUITO ARMADÃO e trabalhoso é usado pelas modelos e shop staffs. As himes costumam fazer um penteado que segue esse modelo, mas é mais simples. Pra quem ficou curioso sobre como é feito, assistam esse vídeo aqui!:


 Sapatos


   Tanto os modelos como as cores variam muito. Diferente das roupas, os sapatos tem mais liberdade de cor, por isso podemos encontrar sapatos vermelhos, roxos e até mesmo laranjas.
    Os sapatos normalmente tem salto, mas existem tantos modelos abertos como fechados. Normalmente possuem vários enfeites, como laços, coroas e pérolas. São muito usados com meias calças (também decoradas) ou polainas.



 Maquiagem


  A maquiagem vai muito do gosto da hime. Porém, um item em comum entre todas são os cílios postiços, tanto superiores quanto inferiores. Lentes de contato também são muito comuns, principalmente em cores fantasia, como o rosa.
   A maquiagem nos olhos normalmente é bem carregada, com delineado e sombra bem marcados. Porém, existem himes que preferem algo mais leve, principalmente as adeptas do himekaji (hime gyaru casual).


 Comportamento


   Além da questão do estilo em si, existe toda uma questão ~comportamental~ envolvida no hime-gyaru. Nesse sub-estilo é muito forte a ideia de se "comportar como uma princesa", então elas prezam muito a educação, formalidade e os trejeitos de princesa. 
   PORÉM euzinha acho que essa questão comportamental só é forte assim lá no Japão. Embora todas as himes que eu conheço sejam pessoas queridíssimas, essa questão de comportamento não parece tão forte aqui pra esses lado.
         

 Himekaji e OTT Hime


   São, respectivamente, uma versão mais casual do hime gyaru e uma versão mais *EXAGERADA E CHEIA DE BRILHO E GLAMUOR*. 
  Aliás, esse termo que eu usei, "OTT", eu nem sei se se aplica no hime gyaru ÇWLSIJXF Porém, pareceu-me o melhor termo pra descrever. OTT significa Over the top, que traduzindo ao pé da letra significa "Acima do topo", ou seja, algo exagerado. Esse termo é normalmente usado em lolita mas eu cometi um furto e É NOZES.
  O himekaji mantém a delicadeza do hime, porém, perde o "exagero". É um estilo que você pode usar no dia a dia. Há uma maior aceitação de cores, e calças e shorts são usados.
Himekaji
OTT Hime

   Bem, sobre o estilo, acho que é isso! FICOU UMA BÍBLIA MIDESGULPEM
  Agora, vamos para uma parte bem especial desse post! A queridíssima Hime Vicky, uma Hime brasileira, concordou em responder algumas perguntinhas sobre o estilo!
   Eu fiquei bem feliz quando ela concordou porque foi a partir do blog dela que eu comecei a conhecer o gyaru, que é, atualmente, uma parte importante da minha vida.
   Pode ser que nas respostas dela vocês encontrem alguns termos que não conhecem, mas eu expliquei todos no final! Sem mais delongas, vamos as perguntas!


 Qual seu nome e idade?
Vicky Hope, 23 anos.
 Quando e como conheceu o estilo gyaru?
Conheci a partir do momento em que comecei a assistir animes e conhecer mais sobre a cultura japonesa. Minha amiga me trouxe uma EGG do Japão naquela época, e então passei a adorar e me identificar com as antigas ganguros e tals.



 Por que se identifica com o Hime gyaru?
    Porque sempre amei coisas fofas, tons pastel e tudo que remetia a moda rococó da Maria Antonieta. O aspecto de ‘princesa’ real foi uma das coisas que mais me chamou atenção. Adoro looks ‘over the top’ com muita renda e volume.

                                       


 Além de Hime-gyaru, se identifica com mais algum sub-estilo?
    Atualmente me identifico com o estilo Aomoji, onde a cada dia, me identifico mais com um ou outro estilo. Gosto de misturar de tudo um pouco, mas sempre com a mesma essência hime. Na verdade, incrementei o hime e o rokku nos meus looks diários. Como não sigo o Hime diariamente, posso me identificar como Aomoji mesmo.


 Você já sofreu preconceito, por parte de outras gyarus, por ser negra?
Não muito pela parte das gyarus, mas muito pela parte das lolitas. Muitas criticavam no início, diziam que negras não combinavam com estilos como Lolita ou hime, mas nunca dei ouvidos à isso e continuei seguindo o estilo numa boa, chegando até a participar de algumas entrevistas tanto aqui do Brasil quanto no Japão, e também ser convidada para desfiles. Acho que o preconceito existe sim, mas as meninas não devem se deixar abater por isso.
O importante é ter atitude e fazer o que você ama, porque quando você realmente ama o que faz, essas coisas ‘maldosas’ que acontecem acabam passando batido. Lembrem-se que críticas não construtivas não servem para absolutamente nada. Não existe essa história de estilo tal não combina com pessoa de pele tal. Isso não existe: estilos são para todas, basta se identificar com aquele que mais tem a ver com você e arrasar!


 Suas roupas influenciam a maneira como você vê a si mesma e ao mundo? Se sim, como?
Com certeza. Sempre invisto no visual Hime ou himekaji/aomoji para o dia a dia porque o aspecto fofo é o que mais me chama atenção. Gosto de me ver maquiada, assim como também gosto de me ver sem make. Acho que a make extrema do estilo Hime é super interessante. Quando ando pelas ruas e crianças ou senhoras de idade vem me elogiar perguntando ‘Você é uma princesa? Para mim essa é a minha melhor realização.
Gosto de passar essa imagem fofa para as pessoas. O Hime me faz lembrar de quando tudo era mais simples, quando as pessoas se encantavam com tão pouco. Apesar do ar ‘sonhador’ das himes, sempre mantenho meus pés no chão, porque tenho uma personalidade bem forte. Não tenho ilusões quanto ao mundo, mas de certo modo, gosto de pensar que o meu não faz apenas com que eu sorria, mas também outras pessoas e isso me deixa feliz. A magia é importante pra quebrar a monotonia do dia a dia



 Uma dica pra quem quer começar a seguir o estilo?
Pesquise. Acredito que todos os estilos precisam ser bem assimilados de início. Por exemplo, você acredita que combina com o estilo hime? Faça uma listinha ou um blog mesmo (até tumblr) para juntar tudo o que você gosta sobre aquele estilo. O que mais combina com você? Quais peças são a sua cara? Leia revistas como a Ageha, leia blogs e siga blogs das shop staffs gyarus do Japão, principalmente os blogs da tradicional Jesus Diamante.
Converse com meninas que já seguem o estilo faz um tempo e pergunte tudinho, pois as veteranas podem te ajudar a encontrar a sua própria essência dentro do Hime. Não tente ser uma cópia de todas as outras, se vista apenas com aquilo que te faz sentir bem.
Não fique triste por não ter dinheiro ou não poder investir no estilo de imediato, faça pequenas compras e lembre-se que marcas/burandos não são tudo. Eu mesma sigo o estilo Hime a mais de 7 anos e nunca tive uma peça de burando sequer (essa é a a hora que todas as seguidoras de j-style do Brasil vão querer me matar hehehe ;3;)
Mas estou falando sério! Tem dinheiro para investir em burandos? Invista, mas não pense que elas são obrigatórias! O importante é você capturar o ‘feeling’ do estilo. Treine bem a sua make, assista bastante tutoriais que logo você vai se tornar a rainha do make, pode apostar ;D Treino, treino e mais treino!
E pra finalizar, tenha atitude! Ninguém é perfeito, é claro que todas erramos no começo, as vezes pesamos a mão demais na make, ou fazemos looks que não combinam tanto, mas faz parte. O importante é aprender e se aprimorar no estilo. Ouça as críticas construtivas, mas não se deixe abater por críticas não construtivas. Tudo que não é construtivo é inútil (leia-se xingamentos, zoeras, etc). Mantenha o foco no seu próprio crescimento e tenha em mente que dicas como ‘ah, seu look ficaria ainda melhor se colocasse tal coisa’ não são reclamações e sim dicas super são importantes para a melhorar seu estilo cada vez mais*3*



 Egg: Uma revista de moda.
 Ganguro: Um tipo de gyaru, com a pele muito escura e os cabelos descoloridos. Foram um dos primeiros sub-estilos a surgir.

 Aomoji: Classificação dos estilos que não se encaixam em definições.
 Rokku: Um sub-estilo gyaru com fortes influências do Rock.
 Lolita: É um estilo na qual as praticantes se influenciam no período vitoriano e no rococó. Assim como o gyaru é associado com rebeldia, Lolita é associado com algo mais 'tradicional'.
 Jesus Diamante: Uma marca muito popular entre as Hime gyarus
 Burando/Brand: Significa marca, especialmente as mais famosas e caras. É muito popular entre as seguidoras de J-style.
 J-style/J-fashion: São as abreviações de Japanese style e Japanese Fashion, respectivamente. Ambas significam Moda Japonesa.

Vocês podem encontrar a lindíssima da Vicky nas seguintes redes sociais:
Hime Vicky
  Look book
Facebook (fanpage do blog)



Bem pessoal, por hoje é isso! Eu gostaria de mandar um SUPER agradecimento pra Vicky por ter respondido essas perguntas. Muito obrigada mesmo mesmo MESMO
 E ai, o que acharam? Espero que tenham gostado! O post ficou enorme, eu sei, então, se você leu até aqui, muito obrigada! ÇLDSJKGÇ
  Sobre o estilo: gostaram? Usariam, ou é muito exagerado? Digam aí em baixo nos comentários! Aliás, se vocês tiverem um estilo em especial que querem que eu fale sobre, deixem aí em baixo também!
   Bem, por hoje é só! Até o próximo (^▽^)/

Harurun

Harurun (aka Macchan, estudante de moda e aspirante a Idol! Gosto de escrever sobre tudo, mas principalmente sobre Idols e animes! Espero que gostem dos meus posts e acompanhem o blog! ♡

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisinhas graciosas! Adorei, e ficou tudo tão bem explicadinho!
      Deu vontade de aderir ao Himekaji
      Kiss, meuladoana.blogspot.com

      Excluir
    2. Sim, é uma coisa mais amorzinho que a outra <3 ;A;
      E que bom que gostouuuuuuuu~ E obrigada por ler e comentar (≧▽≦)

      Excluir
  2. Estou descobrindo "meu estilo" e isso me fez pensar muito sobre isso .Sabem o tanto que eu amo vocês ?"Muitooo"serio vocês são as meninas mais fofas,lindas e poderosas que eu já vi (chorando aqui de emoção) principalmente por colocar uma morena que adere esse estilo, pode parecer "preconceituoso" mas essa é a realidade ,é difícil até para as altas(o que é diferente no geral),enfim só queria dizer Obrigada <3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aw, muito obrigada ;A; Fico muito muito muito feliz que você tenha conseguido se identificar com o post <3 E é realmente muito difícil ver garotas "reais" representando esses estilos, porque é muito importante pra outras meninas verem SIM que elas podem usar o que quiserem, independente de sua aparência <3 Obrigada por ler e comentar, gats (o´▽`o)

      Excluir
  3. Amei a postagem, não tem como ser mais completa. Tudo de estilo levando pro ''kawaii'' eu acho lindo, o meu sonho é conseguir me produzir desse jeito, adorei a entrevista, e eu sou +/- da cor da Gyaru também, e eu achava que não combinava com meu tipo de cor e que não daria pra dar uma impressão de olhos grandes, qe nem as branquinhas, mas pelo oque vi da Gyaru, dá *-* e ainda da pra ser fofa >u< . Ameeei a postagem, estão de parabéns *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada a a a <3 Ai, eu amo muito o hime gyaru também ;3; Quanto a maquiagem, é que nem a Vicky falou: treino, treino e mais treino! Obrigada por ler e comentar (´ε` )♡

      Excluir
  4. Acho lindo!
    Principalmente os sapatos e os cabelos *O*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS CABELOS DELAS SÃO DEMAIS, MDDC ;A; Meu sonho ainda é fazer um up-do bem armadão ÇLSKDJGÇoi E amo os sapatos delas também ;3; Não gosto muito de salto, mas se fossem desses, eu com certeza usaria LKAJDGPOI Obrigada por ler e comentar (ღ˘⌣˘ღ)

      Excluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥