É hora de florescer! A primavera no Japão


Olá pessoal! O tempo passa muito rápido e parece que foi ontem que estávamos no fim de ano, mas surpreendentemente já estamos em março. Chega a ser um pouco nostálgico porque parece que foi ontem que vi o anúncio do recrutamento e solicitei participar. E hoje eu e algumas meninas ainda estamos aqui, de pé e nos esforçando sempre pra fazer boas postagens para os leitores. hahah! Mais uma vez o tema é livre, e acho que a partir de então sempre será livre até o fim do recrutamento. Hoje resolvi trazer para vocês um assunto que acho bastante interessante: A primavera japonesa. Então vamos lá!~ 



No Japão, comemora-se o setsubun, que significa a troca de estações. A troca de estações mais comemorada é a passagem do inverno para a primavera, que é onde todo o gelo derrete e as flores brotam, criando uma paisagem belíssima e dando uma sensação de renovação e motivação (que eu pessoalmente adoraria sentir) aos japoneses. Março é coberto por belíssimas flores de cerejeiras, mais conhecido como "Sakura", inclusive nome muito comum nos animes. Existem mais de 200 variações dessa belíssima flor, que varia de flores pequenininhas (Yamazakura) a árvores com galhos completamente rebaixados, como uma cortina totalmente florida (shidarezakura). 


Hanami

Sua importância para o povo nipônico é tanta que existem festivais para celebrar a sua chegada. O festival, chamado de 'Hanami' nada mais é que 'ver as flores', literalmente. Apenas sentar e visualizar a sua beleza. Esse hábito de observar as flores na primavera já tem séculos e é muito praticado ainda hoje, e com muita dedicação pois o período das sakuras são de apenas duas semanas em cada região, e é importante para eles ficarem atentos aos dias exatos em que as sakuras aparecerão na sua região. Geralmente é feito um picnic, algumas pessoas até cantam e dançam para se divertirem! 



Sakura na antiguidade

Antigamente, a sakura era considerada símbolo do amor. Quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de casa com as flores, mostravam que estavam em busca de um amor. Nas peças do teatro kabuki, o cenário do bairro das gueixas é frequentemente ilustrado pelas flores de cerejeiras para representar a alegria dessa região de entretenimento.
No entanto, a flor também tem uma simbologia negativa: um galho quebrado de cerejeira também pode significar a aproximação da morte. Acredita-se o que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.
*(Fonte:JBC)


Sakura e cultura

 Nos animes é muito frequente existir alguma personagem chamada Sakura. Essas personagens tem alguma relação com a primavera, geralmente o nascimento. As mais conhecidas atualmente são Haruno Sakura, a heroína feminina de Naruto e Sakura Kinomoto, do anime Sakura Card Captors. Curiosidade: Sou estudante do 4º de Japonês e nunca tinha notado que Haruno Sakura (Haru no Sakura, onde Haru significa primavera) significava, literalmente, cerejeira da primavera. Sakura também tem seu aniversário comemorado no mês de março, mês que marca essa estação, como eu havia citado acima, a relação com seu nome está ligada ao seu nascimento. Um dia isso simplesmente me veio a mente, eu nunca tinha reparado lol.
Em pokémon (como eu poderia não citar pokémon eu alguma postagem minha né? q) também existe a "representante" das cerejeiras. É um pokémon do tipo Grama chamado Cherubi, que é uma cerejinha muito fofinha, que evolui para Cherrim, uma flor. Porém Cherrim tem uma forma alternativa, quando ativado o Sunny Day (um golpe onde aparecem raios solares, fortalecendo certos pokémons em batalha) ele se transforma numa linda flor de cerejeira. 
Hatsune Miku, a famosa Vocaloid também tem uma versão "cereja". 
Nas músicas é bastante comum também se falar dessa estação. Inclusive, a primeira música da minha banda favorita (Ikimono Gakari) se chama Sakura. Outras bandas e cantores também falam desse tema, como Supercell, Utada Hikaru, An cafe dentre outros. 

Bem pessoal, isso é tudo que eu tenho para falar dessa estação rosada e fofa, que marca o nascimento dessas flores tão belas e tão cheias de significado. Eu espero que tenham gostado, a postagem ficou como eu queria e se eu tiver esquecido ou deixado de mencionar algo, por favor, comente! Eu ficarei imensamente feliz em saber. A propósito, vocês conhecem outras personagens chamadas Sakura? comente também <3 É isso galera, bye bye~

ps: sobre as músicas que citei na postagem, aqui vão algumas que eu gosto bastante [Sakura by Ikimono Gakari - Hana wa sakura kimi wa utsukushi by Ikimono Gakari - Cherry Saku Yuuki by An cafe]

Rayane

Me chamo Rayane, sou estudante de Fisioterapia e Japonês. Adoro cozinhar, fotografar, viajar e desenhar. Tenho 20 anos e sou viciada em jogar Pokémon, cultura japonesa e coisas fofas. Bem vindo!

4 comentários:

  1. Olá, Kollua~
    É a segunda postagem com esse tema que vejo hoje, haha.
    Amaria participar de um hanami ou passear por aquelas ruas super clichês de anime cheia de sakuras. lol
    A terceira imagem me lembrou filmes da Disney kdjkjfd idk y
    Por muito tempo, Cherry Saku Yuuki foi uma das minhas músicas favoritas do AnCafe. sdds essa época :')
    Amei o post! Muito bem organizado *---*
    Abraços~

    ~Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Saddy! está próximo da primavera no Japão, acho que isso faz as pessoas sentirem vontade de falar, já que não temos algo legal assim no país todo :')
      eu passei a gostar de An Cafe por causa de cherry saku yuuki, até hoje adoro <3 muito obrigada de novo! <3

      Excluir
  2. Ai, eu amo cerejeiras.. Queria poder ter uma no meu quintal só pra poder ficar admirando sempre, mas pra quem mora na região mais quente do Brasil isso não é possível, kkkk. Nós temos apenas estação de chuva e estação de sol. Tenho muita vontade de conhecer o Japão e principalmente se for na época do Hanami, vai ser o meu maior sonho realizado. Ameiiiii demais o post. Bju

    Jeh
    ~Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu moro em Fortaleza, é um sonho quase impossível T-T hahaha mas quero muito ir ao Japão um dia e presenciar a passagem de estações, que deve ser a coisa mais linda. Eu também adoro cerejeiras e o que elas representam!
      Muito obrigada por comentar! que bom que gostou <3

      Excluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥