Crítica: Feliz dia do "sou mais nerd que você". Orgulho nerd e toalhas.

Eu ainda era criança (tinha 13 anos, mas ok) quando meu pai me falou "esse filme é legal, assiste". E como qualquer criança, eu não entendi NADA do filme, não me chamou atenção. NADA. 


Acontece que esse filme era nada mais nada menos que O Guia do Mochileiro das Galáxias. O filme que foi baseado num livro. Livro que hoje, é lembrado por muitos fãs da cultura nerd. Então ok.

"(...) Primeiramente, com o falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenagear uma pessoa que tinha feito o mundo rir e chorar de rir, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.
(...) O dia 25 de maio também é chamado de Dia do Orgulho Nerd, por ser também o dia das première do primeiro filme da série Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977."  Wikipédia, Dia da Toalha. Acessado em: 25/05/2013.

Bom, aí eu estava no facebook a uns dias atrás e li isso:

"Dia 25 chegando,vai ter poser pra todo lado falando do orgulho nerd. x3"
Isso é um status de uma das pessoas que tenho adicionada. E sei lá, soou tão mesquinho, tão arrogante, tão tão... enfim. Aí eu fiquei pensando.
E daí se a pessoa for poser? Desde quando isso é da sua conta? As pessoas ficaram tão intolerantes do nada. Não faz sentido.
Só por que você gosta de algo não te faz melhor do que os outros e não te dá o direito de sair julgando ninguém, principalmente por que essas pessoas que adoram se julgar "nerd de verdade" são garotinhas e garotinhos que são populares nas suas escolas simplesmente por usar óculos de aro grosso.
Se é o dia da toalha ou o dia do orgulho nerd, tanto faz. Hoje devia ser mesmo o dia do respeito ao próximo. Por que hoje, se é que você me entende, vão chover pessoas falando de orgulho nerd e vão chover mais pessoas ainda reclamando das pessoas que falam disso.

Os "nerds", pegando o sentido mais abrangente possível da palavra, são pessoas que normalmente vivem isoladas. O dia do orgulho nerd não deveria ser um dia onde um nerd fica julgando o outro e tentando avaliar se ele é real ou não, mas sim um dia em que todos os nerds, geeks e otakus deviam se levantar e "celebrar" essa época em que estamos vivendo. Essa época em que ser nerd, curtir estudar, colecionar figures ou HQs é algo legal. Por que não era.
Eu vivi um pedacinho dessa época e posso dizer que o "modelo" era outro. Ser a menina que gostava de desenho japonês aos 10 anos de idade era pedir pra ser isolada das outras meninas.

Eu já falei muito a respeito dessa caça as bruxas que se faz quando o assunto cai em ser ou não ser fã de algo. aqui
Não há necessidade desse tipo de atitude. Isso só mostra falta de maturidade, e a necessidade de chamar atenção sendo o único "diferentão da galerë".
Ao invés de taxarmos as pessoas que começaram a gostar de algo agora, por que não motivar ou ficar feliz por isso? Quando mais gente gostando de um determinado assunto, mais espaço na mídia ele terá. Foi isso que permitiu um grupo coreano vir ao Brasil se apresentar, algo inédito até então. Eu ouvi falar de muita gente, que por causa do dia de hoje, sentiu curiosidade de ler O Guia do Mochileiro das Galáxias. Isso não é algo bom? Isso não deixaria Douglas Adams feliz?

"Por que nerds como nós são permitidos a ser sem nenhuma irônia entusiasmados com coisas... Nerds tem permissão para amar coisas, tipo pular-pra-cima-e-pra-baixo-descontroladamente-amando-aquilo.
Hank, quando pessoas chamam outras pessoas de nerd, normalmente o que elas estão dizendo é "você gosta de algo", o que não é um bom insulto. Tal como você é muito entusiasmado com o milagre da consciência humana"


Curtam o dia da toalha, mochileiros! Ou o dia do orgulho nerd, aniversário do Sir. Ian McKellen, o que vocês quiserem.
Muitos beijos,

Gleice F.

A.K.A うさぎQUEEN. 24 anos, estudante de Gestão Empresarial. Fã de mahou shoujo, rap e jogos indies.

10 comentários:

  1. Minha irmã leu todos os livros do O guia do muchileiro das Galaxias, eu gostaria de ler, ou assistir o filme, mas o filme quase nunca passa na TV, DVD a gent ñ acha kk, e os livros, estão emprestados T.T mas acho q vou aguardar mais tempo sabe, acho q se eu for ver agora, eu não vou entender nada kkk
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Acho que nerd é aquela pessoa que independente de gostar de games, rpg, Hq deve ser inteligente tipo autodidata... o problema que como virou moda, já vi muita gente que se diz nerd e nem sabe o valor de PI ou quem dirá entender física e química... então acho que ser nerd vai além de se isolar ou ser usuário da internet em tempo integral... Tenho um amigo o Rodrigo ele sim digo que é nerd o cara é fera, é formado em eng. civil... saca tudo de computador, já criou um jogo sozinho sem ninguém ensina-lo e é super legal... falante e humilde acima de tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei do que você está falando, meu namorado estuda física. Mas eu vejo que "nerd" tomou o mesmo sentido de "otaku". No Japão representa um tipo de pessoa, em outros países a figura é outra. Então, quando eu falo nerd, eu tento abranger o cara que gosta de algo, que é apaixonado por algo, simplesmente por que não tem um termo legal pra isso.

      Essa coisa de "moda" é realmente verdade. Se por um lado abre mais espaço pra certos tipos de entretenimento, por outro faz surgir muita gente mesquinha e que se acha melhor do que os outros. ://

      Excluir
  3. Acho que as pessoas perdem noção da repugnância dos seus atos, principalmente quando se julgam superiores. Você até acaba perdendo amizades, já aconteceu comigo, a pessoa dizia tipo "Aff, qual embasamento teórico disso?", ou aquelas que se julgam superiores porque leram um livro que tinha uma história ruim e só vendeu um exemplar porque algum produtor sem noção de Hollywood resolveu fazer uma adaptação cinematográfica dele.

    Ou ainda que fazem comercial, tipo aquele do "Pessoal, Dudu tá lendo", mas ao invés da criança na cadeirinha do carro é um marmanjo de quase 30 anos postando "Eu to lendo hohoho".

    Enfim, sejamos discretos, aceitando os gostos alheios que não precisaremos fingir ser o que não somos =P

    ResponderExcluir
  4. Legal o post ^^ Aceitar as diferenças é muito bom e é legal conviver com pessoas que pensam diferente de nós (quando isso não prejudica aos outros neh).
    Ainda não li o livro, mas fiquei curiosa ^^
    Admiro os nerds e queria ser tão inteligente assim como são :3 É uma necessidade nos tempos modernos: o conhecimento gera riquezas materiais ou não, estar informado e atualizado sobre o que se gosta te coloca à frente de muita coisa boa.
    Beijus...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que NERD é mais uma classificação geral que inclui vários subgrupos como gamers e otakus por exemplo. Comcordo plenamente com você, as pessoas deveriam ficar felizes quando uma nova pessoa passa a curtir essas coisas, hoje em dia ser nerd não é mais sinônimo de ser isolado, pelo contrário.
    Eu era pequena nos anos 90, bem pequena, e comecei a ver CDZ na Manchete, até então eu ñem sabia que aqueles desenhos se chamavam ANIME Bwahahahahaahahaha
    De uns anos pra cá, a coisa cresceu e se difundiu bastante, que bom! Espero que continue assim! :3
    Fiquei curiosa para ler esse livro! :p

    ResponderExcluir
  6. Eu AMEI esse post porque foi tudo o que eu pensei nesse dia 25. xD
    Desde pequena eu era a nerd da sala, tanto que essa é uma das coisas que me causou dificuldade em fazer amigos. E ver como a "cultura nerd" é algo bem-recebido pela sociedade hoje me deixa feliz.
    Se tem uma coisa que eu ODEIO é essa intolerância, esse ódio e essa necessidade de apontar, julgar e se achar o superior desses "seres" que se denominam nerds. Eu fico muito feliz quando conheço alguém que gosta das mesmas coisas que eu, ou quando uma cultura que eu aprecio se torna mais famosa. Ainda bem que não sou a única que pensa assim \õ/
    Post magnífico :3

    ResponderExcluir
  7. Fui ver este post HOJE mas me fez pensar...eu gosto de anime e sou gamer desde os meus 6 anos de idade...eu era timida e nunca tive amigos agora que estou tendo esta oportunidade pessoas nao queria se aproximar de mim pke eu quero "nerd" sendo que nem me conheciam (mas tinham razão) eu posso falar que sou bem ciumenta XD tenho ciumes dos meus animes preferidos...eu nao fico brigando por causa disso e nem julgando e se julgo é so pra mim, mas eu sei que to errada e deixo pra lá ou se trato a pessoa mau por isso peço desculpa...o que quero dizer é...que pode haver pessoas que assim como eu tenha ciumes de sua cultura este as vezes é um fato por amar mto essas coisas mas essa pessoa nao deveria julgar deveria esquecer ou guardar pra si mesmo e nao julgar uma pessoa que não conhece....:3
    o que eu falei pode nao ter sentido nenhum...mas pra mim tem...minha cabeça é confusa mas normalmente esta certa então...kkkkkkk mas adorei o post muito legal me fez refletir bastante *u* >.<

    ResponderExcluir
  8. Esse negocio de "sou mais nerd do que você" é realmente um saco ¬¬ ainda mais quando querem me "testar" já que sou do sexo feminino.
    Amei tudo tudo o que você disse nesse post :) durante o ensino fundamental vivia isolada, ja fiz até um post bem polemico no meu blog sobre bullying ;X era tímida e uso óculos desde os meus 5 anos, já tive até ambliopia.
    Me lembro de quando eu tinha 7anos e tentava ficar acordada para assistir animes no cartoon e nunca conseguia , e quando acordava ficava com raiva kkkk mas agora eu só rio :)

    ^__^ Atéé ♥/
    http://shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥