OMG: Mario virou menina?

Ok, eu fiz de novo. Eu fiz um título polêmico só de zua. ;3

Enfim, já reparou como grande parte dos protagonistas do jogos são homens e que geralmente seu objetivo é salvar alguma mulher? Acho que isso se tornou tão óbvio... que até uma garota de 3 anos percebeu.




Eu nunca tinha ouvido falar de Mike Mika. Até hoje.
Basicamente, ele é um desenvolvedor de games, que esteve envolvido em mais de 120 projetos, e pelo menos um para cada plataforma lançada desde o game boy.

Mike Mika tem uma filha de apenas 3 anos. Aparentemente, enquanto ela jogava Donkey Kong, aquele famoso jogo de ir desviando dos barris e também conhecido por ser o primeiro jogo em que Mario aparece (sob a alcunha de Jumpman), ela perguntou ao seu pai por que ela não podia jogar como menina e salvar o Mario.
O pai disse que não, pois a Nintendo havia decidido assim. A menina ficou triste. Ela queria ser Pauline e salvar o Mario.


Mike resolveu então criar uma hack do jogo, uma versão exclusiva para sua filha, onde é possível jogar com uma menina de vestido rosa e Mario é quem tem que ser salvo.
O jogo original foi lançado em 1981, foi o primeiro jogo da Nintendo a conquistar sucesso nos EUA e como eu disse acima, a primeira aparição do Mario. Em seu canal no YouTube, Mike Mika disponibiliza os arquivos do “novo” Donkey Kong, mas aparentemente, só quem tem alguma experiência em games conseguem faze-lo rodar.

Clique aqui para ver o game playtrought.


Eu adoro uma personagem feminina. No Mortal Kombat, sempre escolhia a Mileena. Left4Dead2, Rochelle, Marvel vs Capcom 3 Amaterasu, Tron e Felicia. q
E em todos os outros jogos, eu sempre dava um jeito de jogar com as mulheres. Quando não dava, não dava. D:
Mas eu achei muito legal, principalmente por que, outra coisa que adoro são Hackroms.
É claro que não é algo que dá pra fazer em todos os jogos. Mas em Mario, é interessante por que é sempre a mulher quem é salva. Sem feminismos ou esteriótipos bobos, os jogos mais antigos sempre tinham as "princesas" a serem salvas, era difícil ter uma personagem principal feminina. Machismo? Talvez não. Acho que o mais incrível dessa história é o fato de uma menina de 3 anos perceber isso.
Ela provavelmente ainda brinca com bonecas bebê e tem um forninho em casa. Brinquedos que supostamente ensinam as meninas a serem ~donas de casa~. Ter essa noção, mesmo que bruta e inocente de que uma mulher também devia ser uma heroína, é muito legal.
Fonte da notícia: Blog do Tas
Adicionais: Msnbc & Tec Mundo



O que acharam? Quais outros jogos deviam ter a opção de jogar com uma personagem feminina?
Muitos beijos,

Gleice F.

A.K.A うさぎQUEEN. 24 anos, estudante de Gestão Empresarial. Fã de mahou shoujo, rap e jogos indies.

6 comentários:

  1. Não é bem assim Usagi,

    Há um jogo para Nintendo DS chamado Super Princess Peach, onde você joga com a princesa Peach, não sei bem a respeito pois infelizmente nunca tive um vídeo game portátil, ainda mais da própria Nintendo :/

    Também é possível jogar com ela no Super Mario Bros 2, e eu escolhia ela, pois a plainada que ela dá por usar saia, é uma tremenda vantagem (Para quem não conhece parece bem com as botas de flutuação do Link, em Zelda: Ocarina of time)

    Além de obviamente o Super Mário Kart e o Mario Kart 64, e Mario Kart do Wii.

    Acho que usar essa primeira versão para realizar essa mudança é meio sem sentido, pois no momento de seu lançamento não deveria ser clichê, possivelmente essa garota de 3 anos deve ter comentado sobre a série no geral, que com certeza tinha acesso ao Wii, e ele resolveu hackiar essa versão pois obviamente é muito mais fácil de alterar rs

    Enfim, eu acho que isso não é machismo, parte dos primórdios da humanidade a tarefa do homem de proteger sua esposa, e nisso se baseia tanto os jogos quanto a maioria dos filmes, especialmente os da Disney rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não entendeu bem o que eu quis dizer no texto e muito menos a intenção de Mike Mika ao alterar o jogo.
      Sobre esses jogos que você citou, eu já joguei todos eles. E zerei a maioria. Mas olha, na maioria que citou, a Peach é apenas mais um personagem jogável. Nada demais. E o Mario 2, o Madness foi meio que pouco divulgado no US, por ser "difícil" demais.
      E o questionamento aqui não é em relação ao machismo, é apenas uma constatação. Antigamente, principalmente por que o video game era algo apenas masculino, os personagens principais eram homens. Mike Mika alterou o jogo pra sua filha jogar e como fez sucesso, disponibilizou a rom para outros fãs. Nada demais. Ele alterou esse jogo específico, por que foi esse jogo que ela estava jogando.

      E ããhn. A ideia de que o homem tem que proteger a mulher, é parte da ideia central do machismo. ;3
      A questão aqui, é que eu achei interessante por que existem poucos jogos dessa época em que as personagens centrais são femininas. E o questionamento dessa menina era o mesmo que o meu, quando eu era criança e jogava o SNES.

      Agradecemos o seu comentário. n _ n

      Excluir
    2. Dear Usagi

      É verdade, compreendi errado, é que pareceu que criticava os desenvolvedores por não terem pensado inicialmente "versões" com personagens femininas, mas antigamente era o publico alvo e os projetistas agradavam seu público, hoje há muitos jogos com personagens principais do sexo feminino, provavelmente não chegue a 50%, mas enfim, na época ninguém pensava assim rs

      E eu não estou dizendo que é certo ou errado essa ideia do homem proteger a mulher, só disse que vem do inicio da história, e que assim se manteve até o inicio do século passado, onde a mulher não podia trabalhar, nem votar, enfim...

      Eu acho a indagação do porquê do Jumpman salvar a princesa, é o mesmo do porquê da Branca de Neve ser branca, e ser mulher, ou que o Lobo Mau não ser uma Jaguatirica Má, ou ainda que a pequena sereia não ser a metade de cima peixe. Faz parte da história e não acho legal fuçar nisso kkkk

      Desculpe mesmo Usagi, não tinha entendido que era mais uma dúvida que uma crítica =§

      Excluir
  2. Yoo ^o^, gostaria de fazer parceria
    http://shoujo-lovers.blogspot.com.br/
    se aceitar me avise na pagina "Parceria" em meu blog

    ResponderExcluir
  3. Eu lii sobre essa rom! Achei o máximo a percepção da menina :3 e que pai legal hein

    (Me lembrei desse vídeo também http://www.naosalvo.com.br/garotinha-desvenda-conspiracao-da-industria-de-brinquedos/)

    Beijão, ID ♥

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥