
Oi, lindas! <33
Daí eu estava aqui no trabalho tentando fazer o meu colega entender o porque existe o dia da mulher e não o do homem e acabei pensando nisso.
Alguém sabe o porque essa data existe? É claro que hoje ela é uma data extremamente comercial e de certa forma perdeu o rumo dos ideais de quando ela começou. Mesmo assim, considero a data importante de muitas formas.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Sabe-se que essas ações marcaram o início da Revolução de 1917.Daí eu estive pensando... quantas mulheres fortes e corajosas existem nos animes?
Porém, a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Wikipédia, acesso em: 08/03/13 às 08:50.
Nós acompanhamos as histórias delas o tempo todo, e quase sempre levamos seus destinos como algo natural, sem levar em conta a bagagem que carregam. Muitas delas aguentam coisas que nós normalmente não aguentaríamos.


Anna é uma sacerdotisa com poderes shaman e telepáticos. Viveu no monte Osore durante muito tempo e seu coração era cheio de amargura, por conhecer a sujeira dentro da mente das pessoas. Ela conheceu Yoh, a pessoa com quem sua família arranjou um casamento quando ainda eram crianças. Por conta da sua dedicação a saúde de Yoh e ao seu futuro como Rainha Shaman, é vista como uma pessoa extramente agressiva e dura. Porém, mostra sua verdadeira face quando Yoh entra em perigo.
Eu penso nela como exemplo de uma mulher forte por que ela estava sempre ao lado do Yoh, mesmo que em segundo plano, estava sempre cuidando dele e se preocupando com seu futuro. Também passou por momentos difíceis e complicados, durante vários momentos ela lutou para defender sua ambição e em outros teve de acalmar seu espírito e esperar o melhor. Essa característica da Anna faz com que ela mereça ser lembrada no dia de hoje.


Yuuko é um personagem icônico da CLAMP, isso porque é difícil um personagem ser tão forte e tão delicado ao mesmo tempo. Yuuko é uma borboleta. Presa naquela loja por uma eternidade, praticamente sozinha. Lidando com o inevitável por anos, incapaz de realizar seu próprio desejo. O contraste dos diversos lados de sua personalidade fazem da Yuuko uma mulher incrível.


Embora seja controverso, porque até certo ponto Usagi é uma personagem patética, chamo atenção pro final da temporada, onde Sailor Moon assiste a morte de cada uma de suas companheiras, que tentavam protege-la. No final da primeira temporada ela mostra sua capacidade de sacrificar-se, usando o último poder do cetro lunar para trazer as meninas de volta a vida, sem memória de terem sido guerreiras da lua.
Apenas esse gesto é suficiente para ser considerada uma grande mulher. Mais tarde, o amadurecimento da personagem vai se dando aos poucos, em pequenas coisas ruins que vão lhe acontecendo. Sua capacidade de aguentar a dor e sacrificar-se a torna uma personagem memorável e dá ao anime um incrível desfecho.


Utena é um exemplo de integridade, ela corre atrás de seus sonhos e defende aquilo que acredita ser certo. Ela entrou num duelo apenas para defender sua amiga Anthy e acabou em algo muito maior do que isso, porém suas características e principalmente sua força para defender a justiça e seus próprios sonhos a torna uma personagem incrível e digna de ser lembrada num dia como esse.

E pra vocês, que mulheres dos animes são ícones?
Muitos beijos,

Mas existe Dia do Homem, é dia 19 de novembro, e também é uma data importante. "Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos." Acaba sendo uma data feminista também, pra quebrar os estereótipos de que homem não cuida da casa nem dos filhos e não cuida da própria saúde. Achei uma ideia bem legal, embora sempre tenha os babacas para acharem que tem a ver com a superioridade de um gênero --'
ResponderExcluirAcho muito legal que nos animes as mulheres tenham mais o papel de heroínas do que de donzelas indefesas, como acontece aqui no Ocidente.
Eu descobri que existe um pouco mais tarde no mesmo dia. Como eu faço faculdade a noite, não consegui arrumar alguns do erros de digitação do texto, nem esse fato também. Mas ali no texto eu quis dizer que o argumento da pessoa foi de que não existia um dia do homem. ;3
ExcluirSe bem que a tendência de personagens femininas e nada indefesas também começou por aqui, né? Digo, Tiana de a Princesa e o Sapo e a Merida comprovam isso. Depois de muitos e muitos anos seguindo essa linha de personagem, a Disney começou a investir mais nesse tipo de personalidade. É interessante.