Crítica: Algo sobre fan service e otaquinhos.


Nos animes é comum vermos garotas magras e de corpos perfeitos. Medidas que são até impossíveis, que desafiam a nossa concepção de "normal".
Nós, garotas que gostamos de animes, querendo ou não somos bombardeadas com personagens de seios gigantes, cintura fina e coxas grossas. Descrição que aliás, resume 90% das personagens não-"loli" dos animes. A maioria dos mangakas, adora desenhar mulheres de corpos perfeitos. O que é curioso, já que a mulher japonesa tem a tendencia a ser pouco curvilínea  Esse fato provavelmente é o que alimenta a criatividade desses artistas.




Confesso que gosto dessas personagens. Adoro a Bayonetta (tá, eu sei que não é um anime), que é um personagem exageradamente sensual, de corpo exagerado e personalidade provocadora. Friso porém, que ela é uma personagem profunda e de história rica, no fim do jogo, sua sensualidade acaba ficando em segundo plano.
Sem muito esforço, dá pra pensar em pelo menos 3 personagens de puro fan service e que tem uma presença dispensável nos animes. Por que eles fazem isso? Simples. A quantidade de calcinhas no anime é inversamente proporcional a quantidade de fãs que ele tem. Em outras palavras, quanto mais desconhecido, mais calcinhas. É o caso de Negima!

"A definição de fan-service são cenas, fotos, poses, imagens ou qualquer material absolutamente desnecessário e sem qualquer relação com a série ou com a história que está sendo contada. Sua existência é justificada apenas para agradar os fãs e dar a eles o que eles querem ver (em um nível ou outro). A forma mais comum que encontramos deste material são de personagens femininos em poses e posições sexy que além de não acrescentar nada a série. Só serve para vender mais." Fonte: Only Good Animes

Animes ecchi são comuns hoje em dia. São até divertidos e são famosos por sua dinâmica e personagens de traço bonito. Não importa qual é a história, nem onde ou quando ele se passa. No ecchi, todo episódio tem pelo menos um pantsu shot (aquele momento em que a câmera dá foco na calcinha da personagem) apenas pra agradar seus fãs.


Filhos desses gêneros, nossos "otacus", tem ficado cada vez mais exigentes. Ok, agora parece que estou colocando toda a culpa no ecchi, mas todos nós sabemos que a sociedade de uma forma geral, incentiva o homem a ser "tarado" ou superficial, entenda como quiser.

É claro que nem todos são assim, mas a maioria idealiza uma Busujima Saeko como namorada, compartilha mil fotos de idols de biquini, não esconde seu desejo por asiáticas e acha que todas elas são lindas, kawaiis e trabalham num maid café (ok, agora peguei pesado, mas enfiim! e w e). A cultura dos animes ecchi criou otaquinhos tarados, incapazes de apreciar ou ver beleza numa garota "comum", de medidas "comuns" e que não use biquini ou seifuku com neko mimi o dia inteiro.
De repente, achar um cara legal e que goste de anime, ficou mais difícil. Manter-se segura de si virou uma coisa para ser feita apenas por si mesma.
Esse tipo de pensamento incentiva a "mulherzinha" insegura a tirar mil fotos sensuais de neko mimi e postar no facebook, a tirar fotos de cima fazendo carinhas inocentes, com o decote que ela finge não saber como ficou "tão grande" na foto. Elas tentam, sem sucesso, virar uma personagem ecchi. Ficam tão felizes que a sua foto com meia teta de fora ganhou 42 likes que se esquecem que os outros 390 amigos que ela tem no facebook, incluindo pessoas da sua escola, professores e parentes também estão vendo. Não fico bancando a puritana, sabe? Mas é realmente constrangedor ver fotos "sensuais" de uma pessoa que você mal conhece e não tem a mínima atração. E pior, ver conhecidos seus perdendo a noção e comentando absurdos na foto.

Apesar disso, tenho a teoria de que caras assim, ou arranjam alguém parecido com o que querem, ou se f*dem de vez e ficam sozinhos até se tocar que seus padrões são altos demais para sua aparência quase sempre desleixada. Mas de novo, nem todo cara é assim.
Como eu disse antes, parece até que eu estou colocando toda a culpa nos animes ecchi. Mas a gente sabe que não é só isso, já que a mídia se esforça pra emplacar um modelo de corpo não muito natural. Mas eu destaquei o anime, por que no anime a competição é ainda mais desleal, já que elas não são reais, os artistas adoram desenhar poses e situações que são simplesmente "WTF". Existe até um tumblr que ironiza esse tipo de arte. Algumas garotas parecem não ter coluna ou costelas, de tão bizarras as posições, apenas para parecer mais sexy.

Fonte das imagens: Escher Girls

O fato é, eu pensei em terminar esse post de muitas formas diferentes. Mas esse assunto vai muito além do que eu abordei aqui. Ele tem um cunho social e comportamental muito forte e tentar explorar ele todo só me faria divagar mais. O que eu quero dizer na verdade é que... você não precisa agir ou ser parecida com nenhuma garota de anime. Não é vergonha se cuidar, usar roupas bonitas e maquiagem. Se interessar em ficar mais bonita, não é fútil (dependendo do tamanho do interesse, claro). Mas tentar atingir um padrão que não existe, é bobagem. Vejo garotas lindas, insatisfeitas com suas aparências simplesmente por que não são parecidas com personagem x de anime y. Isso é bobo, desnecessário. O garoto que espera esse tipo de padrão só pode ser intitulado de "otaquinho virjão" [sic]. 

E vocês, o que acham? Vocês sentem que essa expectativa existe?
Muitos beijos,


Gleice F.

A.K.A うさぎQUEEN. 24 anos, estudante de Gestão Empresarial. Fã de mahou shoujo, rap e jogos indies.

10 comentários:

  1. Realmente, a mídia vem cobrando padrões cada vez mais inalcançáveis, por causa desse maldito padrão que existem as mulheres anoréxicas, que não entendem que ser um cabide ambulante e ser uma mulher atraente são coisas completamente diferentes.

    Fico triste também com quem quer adotar um padrão, mulher pode ser bonita mesmo estando um pouco acima do peso, ou com seios não tão volumosos pode sim combinar com o visual dela, é completamente non-sense querer adotar um padrão, como dizer que só cabelo liso loiro e olhos azuis são bonitos, é ridículo isso, Brasil é um país de miscigenação de raças, mulatas são bonitas, ruivas são bonitas, loiras são bonitas, as morenas também -.-

    Enfim, gostei muito que tocou no ponto que além de tudo elas não são reais, e o comportamento ecchi delas é só para atrair atenção dos tarados, e isso não deve ser copiado, mesmo que isso aconteça com mulheres na televisão, elas são PAGAS para fazer isso, é o ganha pão delas, por isso eu acho que uma garota que usa uma saia de 12cm, para pagar calcinha em ambientes com amigos e familiares só atrai infâmia para ela, não é nem um pouco legal. Legal mesmo é senso crítico, auto valorização e bom senso xD.

    Beijos Usagui ;***

    ResponderExcluir
  2. Juro que quando eu vi fanservice eu achei que fosse sobre bandas JRock VK Bwahahahahahahahhaa Minha perdição :P Mas eu concordo, tem um limite pra tudo e esse padrão não só das meninas de anime, mas também dos meninos é desleal, surreal e impossível! acho que é preciso ter bom senso, o que é bastante complicado, porque somos bombardeadas por padrões de beleza todo dia, seja anime, novela, séries, etc. É complicado. Gostei muito do seu post! Vamos esperar um pouco de bom senso dos otkus e otomes ne, que eles não entrem nessa neura e acabem se prejudicando. ;) Kisses! Jess :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como um colega comentou quando eu estava escrevendo o texto. Os homens de anime também são bem aleatórios e "tortos". mhaieoaehio
      O problema é achar que todo mundo tem que ser assim né.

      Excluir
  3. Não sei como me intrometer nesse assunto, nunca assisti um anime pra ter essa certeza, mas pelas imagens dessas meninas de animes dá pra ter uma visão de como elas são.
    Sei lá, não curto muito o jeito delas, acho elas sensuais demais para a nossa realidade, elas são tão exageradas que chegam a ser estranhas.
    Beijo :)
    pqngarota.tk

    ResponderExcluir
  4. Otaquinho virjão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é exatamente essa a expressão!
    Mas enfim, esse é o esteriótipo mesmo, tanto dentro dos animes quanto fora: meninas deformadas e não bonitas. É oq a sociedade nos impõem, e eu já sofri muito com isso. O fato é que meninos que consideram apenas isso aceitável são uns babacas e merecem uma boneca inflável ou um daqueles travesseiros que tem personagens de anime estampados (não sei o nome) pra sempre IUDGIOUSDIOGUSDOGI esse é o destino.
    Acho mt desnecessário essas coisas em animes, até deixo de ver alguns pq é mt exagerado. Tudo tem limite.
    Adorei o post, aliás C:
    http://enquantoachuvadissolveacidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes são até bonitas, sabe. Mas o problema é que é um padrão irreal.
      Aproposito, o nome do travesseiro é dakimura. ;3

      Excluir
  5. Eu nunca vi um post que retratasse tão bem esse assunto. Nas páginas destinadas a "otakus" no facebook, percebo que tem muito desses otaquinhos virjões, que na maior parte das vezes são seres desleixados que não se importam com a própria aparência e querem ser extremamente seletivos no que eles acham bonito em uma garota. O pior disso tudo é que essa mídia tá influenciando muito a visão das garotas de "corpo perfeito", cada vez mais vejo meninas de 14/15 querendo ficar magérrimas e fazer cirurgias plásticas para parecerem bonecas, porque aquela idol famosa é assim ou aquela personagem tem esse corpo, isso é horrível.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O anime impõe um padrão de beleza quase tão "real" quanto o da Barbie! Não é natural, nem possível ter uma cintura tão fina, com um quadril tão largo e ainda ser baixinha. mehiahaeo
      É sem noção. ://

      Excluir
  6. Eu entendo muito isso alias sou vitima disso!!A maioria dos otakus curtem aquela garota toda kawaii e inocente que só é um abuso dos animes(pke elas sempre são abusadas) mas conheço alguns que me fizeram sentir que sofri bullying mesmo que seja um exagero meu....eu nao to dizendo que sou inocente pke pra perceber coisas assim eu não sou mais me julgaram só pke eu ando com um panda de pelucia ou meu apontador é em forma de coração e com brilhinhos ou pelo meu jeito de falar e defender alguem pelo jeito "kawaii" de ser....sendo que algumas personagens usadas em ecchi ou ate hentai são assim e me julgam por eu não ser perfeita por não ter o corpo perfeito e isso me deixou realmente triste não pke eu queria ser notada mas pke tavam falando mau do meu jeito de ser...e eu os consideravam meus amigos sabem...me deixou muito chateada!! :c :3

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo que foi abordado no texto e até nos comentários, exceto com os estereótipos e as ofensas... tipo "otaquinhos virjões" "são uns babacas mesmo"... Se o cara é virjão e curte esse estilo é problema dele. O errado é o padrão que é imposto tanto pra homens quanto pra mulheres, não apenas nos animes, mas nas novelas (principalmente malhação, que é voltada pra adolescente, e outras por ai). Vou dar um exemplo: Depois do Neymar e do Gustavo Lima virou modinha os meninos usarem aqueles cabelos e a maioria das meninas (não todas) achava isso lindo. Eu poderia dizer que elas são umas babacas idiotas por gostar disso... mas gosto é gosto, se os caras gostaram de fazer o cabelo e as meninas gostam de caras com esses cabelos, fazer o que né? ou aquela modinha dos meninos parecerem uns pepas a lá Justin Bieber com aqueles bonés aba reta e todo o conjuntinho "zé droguinha"... tem meninas, principalmente as mais novinhas que amam esse estilo... eu poderia dizer que são umas retardadas mentais pra gostar disso, mas gosto é gosto... o ser humano é muito influenciável e se deixa levar por padrões sociais... tem os meninos que só querem garotas no padrão anime ecchi e tem meninas que querem ficar nesse padrão pra agradar esses garotos... é só os garotos que estão errados? existem muitos garotos que não se interessam por esse padrão, então pq algumas meninas querem seguir esse padrão só pra agradar esses aí? Antes que me estereotipem, vou dizer que sou casado e minha esposa não se parece em nada com nenhum padrão asiático, neko, ecchi, etc... mas eu sempre gostei de animes e já curti muitas fotos de meninas que fazem cosplay ou apenas se vestem naquele estilo porque gostam. As pessoas tem que ser livre pra ser e agir como quiserem. Ninguém tem que aceitar o gosto de alguém ou impor o seu gosto ou estilo. Eu gosto de rock mas não uso coturno nem roupas pretas, não tenho tatuagem nem piercing, nem cabelo longo. Mas não critico ninguém que usa esse look, afinal, se o cara quer ser cabeludo, usar o kit matrix, colocar tatuagem, brincos e piercing, então deixa ele ser feliz. Eu não mudo meu jeito mas acho legal esse estilo. Do mesmo jeito que não acho legal o estilo "zé droguinha" nem os "moicanos" mas também não vou criticar nem ofender quem gosta. É isso, então pra resumir: meninas, se na sua escola, ou lugar onde mora, a maioria dos meninos só querem saber de meninas no estilo anime ecchi, não se preocupem em entrar nesse estilo. Primeiro porque a maioria desses garotos vão amadurecer um dia. Segundo porque existem outros que não gostam desse estilo, ou até gostam mas se interessam por garotas "normais" também. Terceiro porque vocês tem que livres pra terem o estilo que quiserem. Se vocês gostam do estilo anime ecchi, então seja uma garota ecchi, mas seja porque vc gosta e não porque quer agradar alguém. Conheço garotas que não tem o corpo nenhum pouco parecido com esse padrão ai (algumas são até quase obesas) e fazem cosplay de personagens de animes e eu curto as fotos delas do mesmo jeito. Ter um estilo é legal se vc se sentir livre e não obrigada a ser assim.

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥