Dicas da Usagi: Facebook

Oi, pessoal! ~
Depois de tanto tempo sem postar, eu resolvi falar um pouco de um assunto que vem me chamando atenção e aproveitar para inaugurar uma nova sessão do blog. As dicas da Usagi!

Acho que hoje em dia todo mundo tem Facebook, né? Eu tenho vários amigos no meu facebook pessoal, achei até estranho a forma como o número de amigos aumentou de um jeito assustador. E por conta desses crescimento, alguns problemas começaram a ficar extremamente recorrentes e irritantes, por isso listarei aqui algumas dicas pra você não ser "o amigo chato" do Facebook.



  • Não seja o amigo "hentai".
 

AHN?
É isso mesmo que você leu. Não seja o amigo tarado. As pessoas tem a falsa impressão de que o Facebook é um local aberto e bastante liberal, mas nem sempre é assim. Dependendo de quem é seu amigo e de como está o seu sistema de privacidade, aquela foto Yaoi/Yuri que você achou linda e curtiu, pode acabar aparecendo pros seus amigos de infância, pros seus colegas de sala ou até pro seu professor ou patrão!
Você viu alguma coisa NSFW (not safe for work) e gostou? Não curta. Não compartilhe. Você pode até salvar no seu computador. Mas não se esqueça: SEJA DISCRETA. Você pode achar algo legal, é seu direito, mas as outras pessoas não. E pior, elas vão te julgar por isso. E muito.
E se você é homem e está lendo isso, por favor, não ache que não compartilhar uma foto de uma mulher semi-nua vai te deixar menos hétero, ou que você pode comentar qualquer coisa na foto daquela sua amiga de decote.


  • Sua página não é blog de tirinhas.

Nem o feed de notícias dos seus amigos. Você achou algo engraçado e quer que todo mundo veja? Ok, vá nos comentários e marque as pessoas que você quer que veja. Assim você não lota a sua timeline nem a do seu amigo com coisas desnecessárias. E o mesmo vale pra fotos de anime aleatórias, fotos de pessoas com mensagens e indiretas e mensagens religiosas. Não são coisas que necessariamente tem que estar no seu perfil, não é?
Quer dizer, o Facebook é seu, e você posta o que você quiser e eu entendo totalmente. O que não pode é lotar o feed de notícias dos seus amigos com piadas repetidas e fotos que podem muito bem ser pesquisadas no google se a pessoa realmente quiser ver.
Não se esqueça que sua página é sua imagem virtual. Quem olha e não te conhece, vai formar opinião sobre aquilo que ela vê.

  • Se #partiu não tinha como estar postando.


Gente, Facebook não é Twitter. Não se usa hashtag.
Eu realmente não acho que as minhas lindas leitoras otomes usem isso. Mas não custa nada reforçar. Além disso, você realmente não precisa postar tudo que você faz no seu dia-a-dia no Facebook. É chato, inconveniente e um prato cheio para stalkers e pessoas mal intencionadas.


  • Bom senso na hora de postar fotos pessoais.




É realmente muito legal tirar fotos. Eu adoro, apesar de a minha câmera ser um lixo.
Porém existem muitos perigos em sair postando tudo que você tira, primeiro porque chega uma hora que enche o saco e passa uma impressão de que você não faz mais nada além de tirar fotos. Segundo porque sem a privacidade adequada, suas fotos podem ser vistas por qualquer um e utilizadas para qualquer fim.
E finalmente, cuidado com o tipo de foto que você posta. Seu rosto tava lindo na foto, mas seu decote tá grande demais? Recorta a foto, ou não posta. Como eu disse anteriormente, as pessoas ficam muito folgadas no Facebook e sempre vai ter aquele cara que vai fazer uma piadinha sem graça ou passar dos limites nos comentários, além de passar uma impressão errada de você.


  • Curtir x compartilhar x comentar x respirar...



É muito legal torcer por aquilo que você gosta. Mas... eu confesso que eu até gosto de participar desses jogos e muitas vezes me segurei pra não compartilhar a foto. Aliás, eu odeio quando a opção que eu gosto não cai em curtir, porque eu sigo regras restritas em relação a compartilhamento.
Eu só compartilho coisas que eu gosto muito, ou que eu acho que não vá incomodar as pessoas que tem a minha assinatura no facebook.
Sério, se a questão é decidir por voto... porque não criar enquetes?



 A maioria das pessoas tem aquela atitude "o Facebook é meu, eu posto o que eu quiser". Sim, sim. Cada um sabe o que faz com a própria página. Mas eu acho que certas atitudes se tornam chatas, quando se trata de convivência numa rede social. Eu penso que quando alguém deixa de seguir as atualizações de outro alguém, é quase pior que desfazer a amizade, porque é o ápice do gelo que alguém pode te dar, ou seja, não seguir suas atualizações. Além disso, como eu já disse, o Facebook é sua imagem virtual, quem não tem conhece, vai te julgar pelo que você demonstra e fala na sua página. Por isso é bom sempre imaginar se é realmente necessário curtir uma foto específica, ou compartilhar aquela piada que todo mundo já viu.

O grande problema da internet, é que ela não se esquece. Grande parte do que você posta continua lá durante anos e talvez daqui a alguns anos você não se orgulhe das coisas que disse e fez.

Quem gostou do post curte e compartilha!

NAUM PERA


Espero que tenham gostado do post. Na próxima eu vou falar de como evitar de ser irritado com esse tipo de comportamento.
Muitos beijos,

Gleice F.

A.K.A うさぎQUEEN. 24 anos, estudante de Gestão Empresarial. Fã de mahou shoujo, rap e jogos indies.

4 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em saber dessas "dicas de Usagi", e eu acho muito válido esse tópico sobre facebook, muitas pessoas não sabem usar as ferramentas de privacidade e saem postando tudo a torto e a direito.

    Me identifiquei muito com essa questão de pessoas curtirem, e também COMENTAREM, em coisas que vai aparecer no feed dos "seguidores" dela, e não há forma de evitar isso, parte da pessoa configurar para os assinantes não serem notificados disso.

    Enfim, há mil formas disso e quase ninguem usa, vamos usar, quer postar algo para alguem, coloque somente eu nas opções e marque a pessoa, não se exponha atoa ;)

    Enfim, gostei muito e espero ver mais =D
    Beijos Usagi ;***

    ResponderExcluir
  2. Concordei com todas as dicas, eu também sigo regras restritas relativamente aos compartilhamentos, afinal muito pouca gente (que eu conheço) gosta de animes, mangás, etc... isso só seria mais um motivo para elas me zoarem. Quanto muito, partilho algo sobre livros, e principalmente mensagens.

    Sobre fotos, eu bem que gostava de postar algumas em que esteja melhor que o normal, mas a minha mãe não deixa. Talvez o melhor seja assim mesmo. Como eu sou bastante nerd, e boa aluna, e nada de especial em beleza, os meus colegas ainda diriam que tinha usado Photoshop -.- Mas algumas pessoas que conheço postam fotos de bikini. Isso aí é demais, não?

    Ou seja, se dependesse de mim, recomendaria esse seu post para todas as minhas amigas. ;) Estou adorando seu blog, só não sou muito de comentar ~Gomen~

    Kissus da Any
    http://sou-uma-adolescente.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah já agora, como você dá essa forma ao blog? Eu já vi vários blogs com esse formato, essa letra no título, essa data, esse modelinho que mostra as tags no fim do post... bem quero encontrar, mas não encontro.

      Não quero ser chata para quem acabou de deparar com o blog, tá? responda se quiser................

      Excluir
    2. Ah! Esse é o layout free do site Difluir, eu fiz algumas alterações nos gadgets, cabeçalho e sistema de comentários. O difluir estava em construção até um tempo atrás, então eu realmente não sei dizer se você vai encontrar o código desse layout pra download. Mas não custa tentar. n _ n ~

      Ah, obrigada pelo seu comentário. *-*
      Comente sempre que quiser, estaremos aqui pra responder. :3

      Excluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥