Anime Friends 2012; Expectativas altas demais?

 

Olá! O site do Anime Friends abriu alguns dias atrás e com ele uma polêmica.
Não sei se todos já ouviram falar, mas é bem provável que sim. O Anime Friends é um evento realizado desde 2003 e esse ano completa 10 anos.

Dentre as atrações, podemos destacar as apresentações de Cosplay (fãs fantasiados de personagens de desenhos animados ou de filmes em geral), o Animekê (atração voltada aos cantores de música dos desenhos japoneses),Fanzine Expo (a maior feira do Brasil sobre quadrinhos amadores no estilo mangá, que são os quadrinhos japoneses), o Prêmio Yamato de Dublagem, mais conhecido como "Oscar da Dublagem", um prêmio pioneiro onde são premiados os dubladores que se destacaram no último ano, o Press Start, atração voltada aos amantes do video game, com campeonatos e apresentação dos consoles de última geração e o Super Friends Spirits, um show nos moldes dos maiores shows Japoneses deste gênero. Essas são apenas 6 de mais de 50 atrações durante os dias de evento! (Fonte: Anime Friends)
A Yamato, empresa que organiza o evento o classifica como "multitemático" e não de anime, isso porque o mesmo conta com várias outras atrações. Com quase 10 anos de evento, seu público aumentou drasticamente e bateu 120 mil pessoas durante o evento de 2011.
É um evento muito divertido e muito bom. Conta com artistas estrangeiros, bons estantes e boas salas de exibição, além de ser o palco principal dos melhores cosplayers brasileiros.



O assunto que chegou até nós foi o seguinte: 

Durante quatro anos, 2008, 2009, 2010, 2011, o evento foi realizado no Mart Center, na Vila Guilherme. O Mart Center é enorme e recebia bem todos os visitantes do evento, apesar de algumas faltas de noção por parte da organização (como aquela área de alimentação em 2011), sempre coube todo mundo. A preocupação é que com o crescente número de pessoas visitando todos os anos o evento, porque de repente eles mudaram para um lugar menor e aumentaram o preço?!
Nas informações da internet o novo local, a Faculdade Cantareira abriga mais ou menos 3 mil pessoas. O que me faz pensar em várias hipóteses.


  • A primeira de que eles tem a intensão de afunilar o público do evento, pois como alguns veteranos já sabem, os eventos tem a entrada de cada vez mais gente denominada nada menos do que "BABACA". Gente que entra com objetos proibidos, como o famoso "peido de velha" e bomba de pimenta (no caso do AD). Gente desse tipo dificilmente vai pra curtir o evento em si. Se tem alguém estúpido o suficiente pra pagar tão caro entrar num evento simplesmente pra zoar as coisas lá dentro, esse alguém só pode ser babaca. E esse tipo de gente só entra pois não há uma seleção melhor do público do evento.

  • A segunda seria a que alguns já estão falando por aí e que se mostra totalmente verdadeira. A mudança de local é devido ao fato de que o Mart Center está em forte processo de obras, pois haverá lá uma espécie de pólo comercial.
Desativada há cinco anos, a área do Mart Center, na Vila Guilherme, Zona Norte, deve voltar a ter um shopping em 2012. No lugar das roupas do antigo empreendimento, os prédios ganharão lojas de produtos eletrônicos e de informática, a maioria filial dos tradicionais comércios da região da Santa Ifigênia. A associação dos comerciantes do bairro central já tem cerca de 250 empresas pré-cadastradas para integrar o projeto de adquirir o imóvel, do grupo Nova Gasômetro, e deve fechar o negócio antes de 31 de janeiro, quando termina o prazo para opção de compra.“Estamos finalizando a negociação da área de estacionamento, de eventos e de dois galpões grandes. Também temos alguns prédios com pré-reserva e devemos concluir até a metade de janeiro”, afirma Paulo Garcia, presidente da Associação dos Comerciantes do Bairro da Santa Ifigênia Segundo ele, a ideia é juntar interesses para comprar a área e transformá-la num polo comercial e tecnológico. O modelo de negócio não está definido. “Até o final do próximo ano, queremos estar a todo vapor. (Fonte: Jornal Dia-a-Dia)


Em outras palavras, no Mart Center não ia rolar MESMO. Além do fato de que o Mart Center não é mais um local agradável para fazer o AF desde 2009.


  

E lembrando que a foto que rola na internet satirizando a mudança de local é uma foto de um estande da Hasbro em 2009! O local mudou muuuuito nos anos seguintes do evento.


  • A terceira hipótese seria de que a Yamato alugou o local por não poder mais contar com o Mart Center, a Faculdade Cantareira e por um acaso não deve ser das locações mais baratas. Aumentar os preços foi o modo que eles encontraram de cobrir os gastos com o que deve (ou pelo menos deveria...) ser uma comemoração em estilo do maior evento "multi-temático" da América latina. 

  • A quarta hipótese é a que eu gosto de pensar que é a mais válida: O presidente da Yamato queria um carro novo. Ponto final. rs

Pelo sim, pelo não, algumas pessoas estão reclamando por reclamar, uma doença crônica na nossa sociedade devido à facilidade de propagar idéias nas redes sociais. Algumas pessoas INSISTEM em falar do Mart Center, sem nem se preocupar em pesquisar para saber se isso é possível. Eu acho que nada assegura que o evento vá ser divertido. Como eu venho repetindo por muito tempo, tem valido mais a pena pra mim a viagem, do que o evento. Aliás, por causa de uma dessas viagens que esse blog está aqui, nessas viagens que valem a pena é que eu conheci as meninas que são hoje minhas amigas.

E apesar de tudo isso que eu disse, voltamos ao ponto inicial de não saber o que aconteceu.
Vocês, que vão evento, apenas tenham em mente que quem banca tudo aquilo são vocês. Vocês não são simples visitantes do evento, são CONSUMIDORES da Yamato. Tem direito de cobrar explicações. E tem o direito SIM de reclamar! Ainda mais quando a Yamato representa praticamente todos os eventos de melhor qualidade em São Paulo. Não tenham medo de cobrar seus direitos, o fato de eles não terem obrigação justificar as mudanças, não diminui nossa obrigação e direito de cobrar explicações ou mudanças.

Agora é esperar para ver se o evento vai ser divertido. Se não for, se vocês odiarem, não vão mais. Porque também não adianta reclamar de uma empresa e continuar sendo carneirinho da mesma.

Vejo vocês lá?
Muitos beijos, UsagiQUEEN.


(@edit 16/05 Após a publicação desse post, a Yamato publicou a seguinte nota:



Prezado Público, A Yamato Comunicações e Eventos vem por meio desta esclarecer dúvidas a respeito do local escolhido para sediar o Anime Friends 2012, conforme abaixo:Desde o encerramento da edição passada estivemos em negociação com diversos locais, inclusive com o Mart Center - que por 4 anos consecutivos foi a sede do Anime Friends. Todavia, após longas e demoradas negociações não foi possível concluir a negociação, por motivos alheios ao nosso controle.Partimos imediatamente, ainda em 2011, para a busca de um novo local que pudesse comportar a estrutura, as atrações e, claro, o público. Cotamos e pesquisamos vários locais conhecidos e que possuem espaços com características semelhantes ao Mart Center. O Anhembi, o Sambódromo, o Expo Center Norte, o Centro de Exposições Imigrantes, o Espaço Transamérica, o Jockey Clube de São Paulo, Clubes como o Espéria e o Clube Militar de São Paulo e até locais utilizados anteriormente como a Universidade Uni Sant'Anna e o Espaço das Américas foram cogitados para sediar a edição deste ano. Infelizmente ouvimos negativas por conta da quantidade de dias solicitados, a indisponibilidade de datas e até mesmo o valor de locação, que acarretaria em consequências ainda piores.A Faculdade Cantareira apresenta condições para receber nosso prestigiado evento, destacando que tal espaço ainda não foi explorado totalmente em edições passadas.O local abrigava uma antiga fábrica dos brinquedos Estrela e, para suprir a demanda da época, era necessária uma grande estrutura. Essa estrutura toda estará disponível para o Anime Friends:
  • Bloco A
  • Bloco B
  • Bloco C
  • Bloco D
  • Primeiro andar - Salas
  • Primeiro andar - auditório
  • Segundo andar - Salas
  • Segundo andar - Quadra esportiva
  • Segundo andar - Espaço semelhante ao Bloco C
Por isto, pedimos a compreensão de todos os frequentadores no sentido de apoiar o evento e ter a certeza de que fizemos – e sempre faremos – o possível para que o evento seja a alegria e descontração que todos conhecemos, juntando os amigos e se divertindo juntos com as atrações que em breve estaremos atualizando em nosso site!Cordialmente,Equipe Anime Friends


Para ver no site, clique aqui.)

Gleice F.

A.K.A うさぎQUEEN. 24 anos, estudante de Gestão Empresarial. Fã de mahou shoujo, rap e jogos indies.

4 comentários:

  1. ola, gostei do blog th bem interessante...xD (mesmo n sendo uma otome)
    bem continuem fazendo o trabalho que quem sabe eu n passe aqui novamente... =p

    ResponderExcluir
  2. Usagui, Adorei o post, você desenvolve de maneira descontraída xD

    Mas eu fiquei surpreso com a mudança, pois já fui no Mart Center em eventos passados, fico triste pois aquele lugar me traz boas recordações =/

    Entretando já fui em uma edição do Anime Dreams no Marista Arquidiocesano, e foi muito legal, acho que o espaço de uma universidade pode abrigar o evento sim, se os organizadores tiverem criatividade, é claro.

    Mas é obvio que eu gostaria que fosse no Espaço Imigrantes, Enorme *-*, é legal se sentir pequeno diante daquela edificação, mas enfim, se não deu para comprimir as atrações e fazer um evento de menos dias para mais pessoas, fazer o que né?

    Bom, esse é o meu recado xD, continue escrevendo mais, adoro o blog de vocês meninas ;)

    ResponderExcluir
  3. A Faculdade Cantareira não abriga somente 3 mil pessoas... NO Anime Party 2012 eu estava lá... chegou a ter em torno de 5000 pessoas e não andamos a faculdade toda.. é que no local é construído e não tem espaço aberto, por isso parece ser menor.. Agora um lugar qwue foi a fábrica dos brinquedos estrela.. imagine o espaço .. vc não falou a coisa certa..queridinho

    ResponderExcluir
  4. @ANONÔNIMO A informação ali postada, como você pode ver não contém uma fonte confiável ligada a ela, já que eu escrevi logo depois que encontrei a mesma na internet e não linkei a informação apropriadamente, deixando claro que não há fonte segura para tal afirmação.
    Peço desculpas se você entendeu a informação como verídica. Mas acho que como toda a crítica, ela tende a estar unilateral, ambígua ou incorreta.

    Mas agradeço o comentário!
    Abraços,

    うさぎ QUEEN

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥