Gashapon, figure, garage kit... qual é a diferença?

Anime, games, filmes. Não importa qual seja sua obsessão, com certeza você já pensou em comprar pelo menos um "boneco" do seu personagem favorito.
Poucos tem dinheiro para comprar todos aqueles que gostam, o que faz desses toys, um dos objetos mais desejados pelos otakus.

Acontece que ao contrário do que muitos pensam eles não são somente bonecos e nem todos são iguais. São poucos os que conhecem profundamente o universo de toys. Eu mesma não sabia qual a diferença entre Gashapon, Figure, Garage Kit e muitos outros...
Aí vai um breve resumo de cada um! o(^ 3 ^)o




Gashapon - São os bonecos que vem em embalagens fechadas como caixotes, cápsulas e até garrafinhas. No Japão é muito comum serem encontrados em máquinas do tipo "coloque uma moeda e gire", o que faz do Gashapon bastante popular entre jovens e adultos japoneses. Curiosidade, as máquinas de gashapon foram inventadas em 1965!






Model figure - Estatueta de personagem feita em poliuretano. Raramente uma figure passa de 30 centímetros, mesmo sendo "o" monstrengo feio e anormalmente superdesenvolvido. Dentro da categoria model figure entra tudo, desde personagens de filme, até cantores famosos.




Garage kit - Trata-se da mesma coisa dos model figure, porém eles são criados de forma artesanal. Existem os garage kits (feitos por artistas amadores ou colecionadores e usando diversos materiais improvisados, como durepóx), e resin kits (um conjunto de peças em resina de plástico para serem pintadas e montadas, bem comum no mercado). Por serem feitos à mão e serem personagens raramente/não são encontrados no mercado, elas costumam ter um preço bem mais elevado que as figures normais.




Ball Jointed Doll - ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls) são bonecos feitos de resina, com articulações esféricas presas com elásticos, por isso é possível colocá-los em várias poses. São bastante customizáveis, visto que se podem trocar as roupas, perucas (cabelos), olhos, sapatos e inclusive mãos e pés. O BJDs modernos datam do final do século XIX e início do século XX, no oeste europeu, particularmente da França e na Alemanha. Tal origem explica o porque de associarem BJDs ás Lolitas, já que elas adoram moda vitoriana, em voga bem quando tais bonecos foram primariamente lançados no mundo.




Cloth Myths - Figures com detalhes feitos em tecido e metal. Essas também são mais caras por causa desses mesmos detalhes - até porque, alguns cloth myths usam tecidos tipo seda, que costuma ter um preço elevado.




Nendoroid  - Nendoroid na verdade é uma marca de figures pequenas (em média 10 cm de altura) criadas pela Good Smile Company. São réplicas de personagens de anime ou mangá, que normalmente são retratadas no estilo chibi ou super deformed para que pareça fofo. É possível mover o corpo e o rosto e até mesmo dar objetos para segurar, criando uma nova gama de expressões e posturas. Kannagi, Lucky Star, Death Note, K-ON!, Haruhi Suzumiya, Fate/stay night, Black Rock Shooter são alguns dos animes mais conhecidos feitos em Nendoroid.


Pink Street - As Pinky Street são umas bonequinhas que se montam e desmontam. O que lembra um pouco os garage kit, porém elas tem um toque mais sutil e kawaii.
Fazem parte de um projeto entre Vance Project e Baby Sue.
A parte especial delas e a customização, já que podem ser desmontadas, podendo personalizar cada boneca, e cada série vem sempre com roupas, cabelos, caras e cores diferentes, pelucias, malas e até armas!




Ufa! São tantos tipos que é impossível decidir qual deles é o melhor. Mas não importa qual seja a sua preferência, o simples fato de ter uma miniatura daquele personagem que é especial pra você, é muito bom! o(* 3 *)o
E então, qual é seu tipo favorito?

Gleice F.

A.K.A うさぎQUEEN. 24 anos, estudante de Gestão Empresarial. Fã de mahou shoujo, rap e jogos indies.

2 comentários:

  1. Muito kawaii, quero todos pra mim >.<

    ResponderExcluir
  2. Muito interssante o trabalho artistico desses caras!! Bem feito!! Devem ter olhimetro, pois saem membros iguais em tamanho. Voces dao curso? Ou vendem DV's explicativos de como fazer bem feito?

    ResponderExcluir

O Otome TeaTime agradece sua visita! Não se esqueça de deixar um comentário falando o que achou, nós respondemos os comentários sempre que possível.

Você pode usar as seguintes formatações sem os espaços:
< i > Texto < / i > - Itálico;
< b > Texto < / b > - Bold;
< a href="LINK"> Nome do link < / a > Links.

ありがとう! ♥